PROJETO LINK LUSA
Projeto n.º CENTRO-02-0752-FEDER-000021
Programa Operacional Regional do Centro - SAAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Internacionalização
Custo elegível total aprovado: 239.573,46 euros
Financiamento proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional: 203.637,44 euros
Localização geográfica: o projeto foi desenvolvido nas NUTS II Centro
Prazo de execução: 01/06/2016 a 28/02/2019
Síntese do projeto:
O Projeto Link Lusa pretendeu capitalizar o potencial das comunidades emigrantes e luso-descendentes no âmbito da internacionalização das empresas nacionais, através da criação de uma rede de Agentes Exportadores (personalidades relevantes nas comunidades emigrantes que sejam agentes facilitadores de contactos e troca de informações nas exportações).
Com esse objetivo foram desenvolvidas diversas ações no sentido de criar mais informação que facilite o acesso a mercados internacionais, aproveitando o potencial das comunidades emigrantes. Foi igualmente criada uma rede colaborativa em larga escala para potenciar as exportações para países com fortes comunidades emigrantes portuguesas.
Objetivos estruturais:
- Ampliar o conhecimento de mercados significantes para a diáspora portuguesa;
- Aumentar o nível de informação económica disponível no âmbito da internacionalização;
- Criar condições de maior abertura dos canais de exportação.
Principais ações desenvolvidas:
- Plano de Análise das Comunidades Portuguesas:
- Estudo sobre o impacto das comunidades emigrantes nas exportações;
- Diagnóstico e análise de informação sobre comunidades portuguesas residentes nos países de destino;
- Estudos de mercado para a exportação com identificação das comunidades portuguesas em França, Suíça, Reino Unido e Alemanha;
- Guia do exportador.
- Plano de divulgação e apoio ao exportador:
- Deslocações a França (Paris e Nice), Suíça (Genebra, Lucerna e Zurique), Reino Unido (Londres) e Alemanha (Colónia) para realização de reuniões com as comunidades emigrantes e luso-descendentes;
- Ação de promoção internacional - 10 de junho junto da comunidade portuguesa na Alemanha;
- Seminário de abertura do projeto: "A Importância da Diáspora como ativo estratégico para a promoção das exportações;
- Tour Link Lusa Leiria;
- Tour Link Lusa Alcobaça;
- Tour Link Lusa Pombal;
- Fórum Link Lusa
- Divulgação e disseminação do projeto:
- Vídeo promocional;
- Criação de imagem institucional do projeto, logótipo, flyers, newsletter e brochura;
- Social media marketing - criação de página no Facebook e no Linkdin
- Central digital Link Lusa: www.linklusa.pt
- Atividades de avaliação e acompanhamento
- Relatórios de avaliação periódica, relatório final e e-book com a avaliação final do projeto
Indicadores alcançados:
- 5 ações de promoção externa;
- 5 acordos de colaboração;
- 100% das PME utilizaram e consideraram útil a informação disponibilizada no âmbito do projeto.
Filme promocional da região desenvolvido
-
Email:
-
Facebook: