A empresa Perpétua, Pereira & Almeida, Lda, (PPA) nossa associada de Alcobaça, detentora da marca de cerâmica decorativa S. Bernardo, fez uma forte aposta na coleção que apresentou na Feira Ambiente, que decorreu em Frankfurt, no passado mês de fevereiro: a Coleção Mosteiro.
Expositora habitual nesta feira, na qual participa, nos últimos anos, integrada no projeto conjunto da NERLEI e através do qual tem um apoio de 50 por cento das despesas, e depois de três anos em que esta feira não se realizou, a empresa quis apresentar-se na maior feira mundial da Fileira Casa com uma coleção “inovadora e disruptiva”, resultado de “uma nova técnica de conceção de peças por parte de uma empresa que busca constantemente ser pioneira na criatividade, inovação e design dos seus produtos”, afirma a empresa em comunicado.
Num mundo onde as tendências evoluem cada vez mais rápido e é cada vez mais necessário ser vanguardista e desenvolver constantemente designs originais e criativos a PPA “decidiu elevar o nível da conceção de peças de cerâmica. Associando-se ao designer britânico Mark Lloyd, desenvolveram um método em que, através da captação de sons, as frequências sonoras são posteriormente trabalhadas num software que as transforma em formas, que por sua vez entram em produção e tornam-se em belíssimas peças de cerâmica”, explica a empresa.
Este projeto tem início quando Mark Lloyd, fundador da empresa Skopelab, decidiu colocar a sua técnica de captação de sons ao serviço da cerâmica, contactando a PPA que, reconhecendo o carácter inovador do projeto, prontamente decidiu aprofundar a parceria e adaptar o conceito à sua produção.
Cedo a empresa decidiu dar à nova coleção uma componente local e cultural, que representasse as raízes e as tradições da empresa. A nova coleção surge, assim, de um projeto que teve como objetivo “homenagear e promover o município de Alcobaça e o seu património cultural e artístico numa das feiras mais prestigiadas mundialmente”, esclarece a empresa. Neste contexto, para dar vida ao projeto, a PPA contou com a colaboração da cantora Sónia Tavares, natural de Alcobaça. Desta parceria a quatro: PPA; Sónia Tavares; Mosteiro de Alcobaça e Mark Lloyd, da Spokelab, surgiu assim a Coleção Mosteiro: que tem na sua génese a música cantada por Sónia Tavares, a ecoar na imponente estrutura do Mosteiro de Alcobaça, dá lugar às formas, que mais tarde foram trabalhadas e transformadas.
A empresa considera que “as possibilidades e perspetivas futuras deste tipo de conceção são praticamente ilimitadas”. Por isso a PPA já investiu em novos materiais e recursos para dar as condições necessárias aos seus designers para desenvolver cada vez mais e melhor esta ideia”. Entre os recursos adquiridos estão uma nova impressora 3D e novos softwares, sendo que se prevê que no futuro seja necessário investir em novas áreas e materiais para que a empresa se possa manter competitiva e na vanguarda da inovação.