NERLEI celebrou três décadas de vida no dia 25 de junho de 2015
A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria celebrou os seus 30 anos de atividade no passado dia 25 de junho numa cerimónia que juntou cerca de 200 pessoas entre, associados, comunidade envolvente, colaboradores e todos quantos já passaram pela NERLEI nestas últimas três décadas.
Na ocasião o presidente da Direção, Jorge Santos, afirmou que "chegámos até aqui com uma história que nos orgulha". Salientando o lema da associação "agregar para desenvolver" Jorge Santos, deu exemplos de alguns projetos criados na região fruto desta postura: Incubadora D. Dinis; D. Dinis Business School; Leiria Região Digital; Leiria Região de Excelência, entre outros. Para o futuro a NERLEI irá continuar a fazer tudo pela competitividade das empresas e desenvolvimento da região, procurando atuar no sentido de que o Estado se torne cada vez mais facilitador da atividade empresarial.
Nesta comemoração dos 30 Anos, a Direção atual considerou merecedores de homenagem todos os que contribuíram para o que a NERLEI é hoje: fundadores, associados, secretários-gerais, colaboradores. Mas porque seriam muitos, decidimos seguir o critério da antiguidade e do pioneirismo (ver lista homenageados abaixo).
Para falarem dos Desafios da Competitividade, a NERLEI convidou o presidente do Fórum para a Competitividade, Pedro Ferraz da Costa, e o comentador económico e Subdiretor de informação da SIC, José Gomes Ferreira. Ferraz da Costa afirmou que "teria sido bom que a Troika tivesse ficado mais tempo" para fazer mudanças que são urgentes em Portugal e porque "temos muita dificuldade em mudar senão tivermos alguma pressão em cima". José Gomes Ferreira é da opinião que "mais tempo e mais dinheiro não são o caminho".
A cerimónia contou ainda com um momento musical, por duas alunas da Escola de Música do Orfeão de Leiria, e com o apoio da NOS telecomunicações e do Banco BIC.
Para assinalar esta data a NERLEI produziu um livro que retrata o percurso da NERLEI nestes 30 anos, publicou um suplemento de quatro páginas nos três jornais regionais e uma publireportagem de uma página em quatro jornais locais (Pombal, Marinha Grande, Caldas da Rainha, Alcobaça). Quisemos, com estas ações de comunicação, partilhar aquele que consideramos ser um percurso de sucesso com todos, procurando abranger todo o distrito, nossa área de atuação.
Ainda no âmbito das comemorações dos 30 Anos da NERLEI decidiu a Direção realizar uma ação que assinalasse a data e, em simultâneo, envolvesse a comunidade nesta celebração. Assim, foi decidido a 24 de junho, na noite anterior à data do aniversário, oferecer a todos os participantes da iniciativa Brisas Night Run uma pequena lembrança, que se traduziu na entrega, pelo presidente da Direção da NERLEI, Jorge Santos, e colaboradores da NERLEI, de T-shirts alusivas aos 30 Anos da NERLEI e uma garrafa de água aos participantes. Nesta iniciativa concreta a NERLEI contou com o apoio das empresas CPS, Delta e Ramecel.
Homenageados
- A primeira colaboradora, Isabel Dinis
- O primeiro secretário-geral, Luís Ferreira
- A primeira associada, Secil Martingança, SA. Recebeu a distinção Luís Goucha, diretor-geral da empresa.
- A Comissão Dinamizadora (os primeiros cinco homens que começaram a trabalhar para criar a NERLEI): Carlos Vieira, Frederico Ferreira, Henrique Neto, Jorge Raposo de Magalhães e José Guimarães
- O visionário que decidiu criar núcleos empresariais regionais em 1985 (altura em que era presidente da Direção da AIP); Jorge Rocha de Matos.
- A AIP - Associação Industrial Portuguesa, de quem a NERLEI é "filha". Recebeu a distinção José Eduardo Carvalho, atual presidente da Direção da AIP.