Notícias

Solancis doou pedra para escultura que estará patente numa mostra em Washington

Execução a cargo dos arquitetos Eduardo Souto Moura e Álvaro Siza Vieira

 

Azul Mónica foi a pedra escolhida pelos arquitetos Eduardo Souto Moura e Álvaro Siza Vieira para a execução de "Jangada de Pedra", peça que estará exposta numa mostra de criação contemporânea ibérica a decorrer em Washington, durante o mês de março.

Neste contexto, Eduardo Souto Moura visitou a pedreira de onde é extraída a pedra Azul Mónica, acompanhado pelo diretor da Solancis Samuel Delgado, que ofereceu a pedra.

"Jangada de Pedra", inspirada pelo livro de Saramago com o mesmo nome, estará em exibição em frente ao John F. Kennedy Center for the Performing Arts, o centro cultural nacional dos EUA, entre os dias 3 e 24 de Março.

A instalação - e o convite a Eduardo Souto Moura, que posteriormente convidou Álvaro Siza Vieira - foi uma iniciativa do Arte Institute, organização que promove a cultura portuguesa em Nova Iorque.

No local estarão outras instalações, entre elas um elétrico feito em cortiça, em tamanho real, criado pelo artista plástico e designer Nuno Vasa, que transporta a "Mensagem" de Fernando Pessoa.

A mostra cultural, intitulada «Iberian Suite: Arts Remix Across Continents», contará com a presença dos músicos Camané, Carminho, António Zambujo, Rodrigo Leão, do escritor Gonçalo M. Tavares, dos designers de moda Storytailors, entre outros nomes da lusofonia, de Espanha e da América Latina.

 

Partilhar