Mais de duas mil empresas participaram entre 2014 e 2016
Depois de duas edições dedicadas a incentivar as exportações de norte a sul do país, o Roadshow Portugal Global, evento promovido pela AICEP, que em Leiria teve a parceria da NERLEI, encerrou no dia 17 de novembro, no Ed. NERLEI, com mais de duas centenas de participantes. Recorde-se que foi precisamente no Ed. NERLEI que, dois anos e dois meses antes, esta iniciativa teve a sua sessão inaugural.
David E. Hawkins foi o orador internacional convidado. O especialista do Institute for Collaborative Working falou de "Harnessing the Power of Collaboration to Enhance Competitive Edge", destacando o modo como a cooperação pode gerar novas propostas de valor únicas ao combinar as capacidades de duas ou mais empresas.
Empresas de Leiria partilharam as suas experiências de sucesso na Internacionalização através de Cooperação e Coopetição entre empresas, dando a conhecer diferentes formas de levar a cabo esta estratégia de abordagem aos Mercados Externos.
Em destaque estiveram quatro mercados de diversificação: EUA, Irão, Colômbia e Reino Unido. Manuel Couto Miranda, Nuno Várzea, Paulo Borges e Miguel Fontoura, diretores da AICEP nestes mercados, apresentam oportunidades para empresas portuguesas que compitam em setores de alto valor acrescentado.
Realizou-se ainda um seminário temático sobre "Como Avaliar os Potenciais Parceiros e Risco Implicado" em que Bruno Marques, especialista em Gestão da Informação, Conhecimento e Inovação e Mudança, ensinou as empresas a fixar critérios para selecionar e avaliar parceiros de negócio.
No final houve ainda a oportunidade de realizar reuniões bilaterais com os diretores da AICEP na Colômbia, EUA e reino Unido.
Durante os últimos dois anos o Roadshow Portugal Global percorreu 16 cidades, abordou 24 mercados e teve a participação de mais de duas mil empresas, numa iniciativa de aproximação da Agência ao tecido empresarial português e às suas regiões, com o objetivo de incentivar a exportação e promover a internacionalização destas empresas.
"Esta última sessão do nosso Roadshow Portugal Global é o fim de uma caminhada que tocou em todos os distritos de Portugal continental e das ilhas e cumpriu largamente os seus objetivos: aproximar ainda mais a AICEP das regiões e das empresas, apresentar propostas de valor de internacionalização adaptadas às regiões e incentivar as exportações nacionais. Ganham as empresas portuguesas, ganha a nossa economia e é para isso que a AICEP trabalha", afirma o presidente da AICEP, Miguel Frasquilho.
O Roadshow Portugal Global abordou 24 mercados, passou por 16 cidades e teve a participação de mais de duas mil empresas sempre com a missão de reforçar a competitividade da economia portuguesa nos mercados externos.