A candidatura que a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria apresentou para ser entidade beneficiária do programa de formação-acção para MPME (micro e pequenas e médias empresas) que tem como organismo intermédio a AIP (Associação Industrial Portuguesa) foi aprovada.
Assim, o projecto MOVEPME – Modernizar, Valorizar, Optimizar, Empresas, da AIP, vai ser dinamizado na região de Leiria pela NERLEI. As áreas de intervenção a dinamizar pela NERLEI são quatro: Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Segurança Alimentar; Internacionalização; Gestão; e Reengenharia de Processos. No total vão ser realizadas seis acções: duas de Gestão, sendo uma para micro empresas e outra para pequenas e médias empresas; duas de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Segurança Alimentar; uma de Internacionalização; e uma de Reengenharia de Processos. Em cada acção podem participar 13 empresas, perfazendo um total de 91 que podem beneficiar deste programa. No caso da acção destinada a micro empresas, o programa terá a duração de nove meses e prevê 156 horas de formação. As acções previstas para as PME decorrerão durante 12 meses e contemplam 261 horas de formação por empresa.
Os modelos de intervenção a desenvolver assumem a forma de “Formação-Acção Individualizada” e têm por objectivo conduzir e apoiar as Micro, Pequenas e Médias Empresas a atingirem padrões de desempenho mais competitivos, recorrendo para o efeito a metodologias activas e diversificadas, suportadas em Formação Teórica; Formação Personalizada, Workshops e Seminários de Sensibilização.
Esta candidatura da NERLEI está inserida no Eixo 3 – Gestão e Aperfeiçoamento Profissional do POPH (Programa Operacional do potencial Humano), na Tipologia de Intervenção 3.1.1 Programa de formação-acção para PME.
Para participarem nestas acções as empresas têm de ter a sua situação regularizada em matéria de impostos e contribuições para a segurança social e não podem exercer a actividade de Contabilidade, Formação ou Consultoria.
Os interessados em integrar este programa de formação-acção podem contactar a NERLEI.