Desde Julho, altura em que a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria convocou uma reunião do Conselho Empresarial da Região de Leiria (seu órgão consultivo) e se envolveu de forma directa e activa na problemática dos preços do gás natural e seus efeitos na competitividade das empresas portuguesas, já foram efectuadas diversas reuniões (ver cronologia) com várias entidades com responsabilidades na área.
O problema exposto pela NERLEI, em conjunto com outras associações e empresários que têm tentado solucionar a questão, tem sido de uma forma genérica reconhecido por todas as entidades. No entanto, quase todas têm demonstrado incapacidade para o resolver de forma célere devido a circunstâncias várias, nomeadamente às alterações em termos de competências orgânicas, para definição de preços e escalões de gás natural que, a partir de 2008, vai deixar de ser da Direcção Geral de Geologia e Energia (DGGE) e vai passar a ser da Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE).
Entretanto, a DGGE sugeriu uma reunião conjunta com a ERSE e representantes da NERLEI para tentar arranjar uma solução a curto-prazo. Em simultâneo, a NERLEI em conjunto com os parceiros de luta, está a tentar agendar uma reunião com o primeiro-ministro ou seus assessores para os assuntos económicos.
Cronologia
12 de Julho – reunião do CERL, que emite tomada de posição pública
17 de Julho – representantes da NERLEI e da AIC são recebidos pela Comissão Parlamentar dos Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional
19 de Julho – deputado Agostinho Lopes, do PCP, apresenta requerimento à Assembleia da República
20 de Julho – Deputados do PS apresentam requerimento à Assembleia da República
25 de Julho – NERLEI solicita reunião ao presidente da ERSE
14 de Agosto – deputado Feliciano Barreiras Duarte, do PSD, apresenta requerimento à Assembleia da República
10 de Setembro – Reunião com o presidente da ERSE
11 de Setembro – presidente da NERLEI expõem situação ao Ministro da Economia e Inovação, que diz estar conhecedor do problema e que garante uma resolução
17de Outubro – reunião com a DGGE
23 de Outubro – reunião com todos os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria
16 de Novembro – conversa pessoal do presidente da NERLEI com o Ministro da Economia e Inovação que prometeu dar instruções, ainda nessa tarde, ao director-geral de Geologia e Energia no sentido da resolução do problema.