Iniciaram, no final de Janeiro, a formação em Língua e Cidadania Portuguesa os dois primeiros grupos de imigrantes de Leste que estão a frequentar o projecto FIC – Formar, Integrar e Competir que a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria está a dinamizar no distrito. Os 30 participantes nesta formação estão divididos em duas turmas de 15: uma de nível 1 e outra de nível 2, podendo ainda evoluir na sua formação para o nível 3.
Em final de Janeiro de 2007 a NERLEI tinha já recebido 84 inscrições de imigrantes de Leste interessados em frequentar este processo e 40 tinham já iniciado o processo de Balanço de Competências.
O FIC tem como objectivo colocar o saber-fazer técnico e profissional que muitos imigrantes de Leste têm ao serviço da competitividade das empresas e da economia portuguesas. Para tal propõem-se desenvolver os conhecimentos linguísticos dos imigrantes, para que comuniquem mais facilmente em português; facilitar a integração dos imigrantes, através de uma formação em cidadania e cultura portuguesas para que lhes facilite a adaptação à sociedade; colocar ao serviço das empresas recursos humanos tecnicamente qualificados e com competências validadas.
Após a fase do Balanço de Competências Profissionais e Linguísticas, os participantes podem ser encaminhados, consoante a sua necessidade, para formação em português e cidadania em três níveis de desenvolvimento sequenciais: iniciação, aprofundamento e consolidação. A fase final do projecto prevê o desenvolvimento dos Planos Pessoais e Profissionais de cada participante e a sua inserção numa Bolsa de Emprego Nacional.
O FIC é um projecto financiado pelo POEFDS (Programa Operacional do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social) através do Eixo 5 e tem como promotor a Walker Consultores, Lda.