Foi para a NERLEI e também para as empresas associadas visitadas muito gratificante poder mostrar à comitiva da aicep, liderada pelo seu presidente Pedro Reis, o seu trabalho, na visita organizada pela NERLEI que decorreu no dia 4 de dezembro.
Além de um almoço de trabalho com representantes de associações empresariais e sectoriais do distrito, Pedro Reis visitou ainda três empresas associadas da NERLEI: a Derovo - Derivados de Ovos, SA, de Pombal; a Matcerâmica - Fabrico de Louça, SA, de Fátima; e a Manulena - Fabricação de Ceras e Velas, Lda, de Mira de Aire, Porto de Mós.
Do contacto ficou a certeza de que podemos ter na instituição que promove Portugal no exterior, um importante aliado para o aprofundamento do trabalho na área da internacionalização, que todas as empresas visitadas já fazem.
O mesmo sentimento de disponibilidade para ajudar o tecido empresarial foi percepcionado pelos representantes das diversas associações empresariais regionais e sectoriais que participaram no almoço de trabalho. Nesta sessão, Pedro Reis alertou que "os nossos parceiros habituais na Europa estão a abrandar e nós temos de diversificar mercados. Mas internacionalizar não é ir à pesca. É trazer cá os potenciais clientes e ir lá (aos mercados) fazer observação. E aqui as associações empresariais têm um importante papel. Nós também estamos disponíveis para apoiar as empresas, sobretudo combatendo os custos de contexto".