Desde o dia 16 de novembro e até ao final do ano de 2020 onze empresas portuguesas estarão, com o apoio da NERLEI, a estabelecer contactos com potenciais clientes nos mercados da Polónia, Canadá e Emirados Árabes Unidos.
Trata-se da operacionalização de três das missões empresariais virtuais do projeto conjunto de apoio à internacionalização que a NERLEI dinamiza, inserido no COMPETE. No âmbito destas ações, vai realizar-se no dia 2 de dezembro, uma sessão conjunta de capacitação para a participação em reuniões virtuais, que contará com as presenças, virtuais e simultâneas, das onze empresas participantes, do presidente da NERLEI, António Poças, e do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, numa clara manifestação de vontade do governante em conhecer as empresas participantes e a forma de execução desta tipologia de ações.
A participar na missão virtual à Polónia estão as empresas Belo Inox, SA; Edge Near, SA; Globalmode - Comércio Internacional, Lda e Procerâmica - Cerâmica de Mesa, SA. Com o mercado do Canadá vão estabelecer contactos a B. Sousa Dias, SA; Belo Inox, SA; Hugal, Lda; Procerâmica - Cerâmica de Mesa, SA e a Socem ED, SA. Com os Emirados Árabes Unidos vão estar em contacto as empresas Belo Inox, SA; Brukinag Engenharia, Unipessoal, Lda; Gárgula Gótica, Lda; Pedrantiqua - Pedras e Complementos Cerâmicos, SA; Procerâmica - Cerâmica de Mesa, SA e Sonecol - Indústria Metalúrgica de Utilidades Domésticas, SA.
As onze empresas são oriundas de todo o País e têm atividades tão diversas como cutelarias, moldes, metalomecânica, cerâmica utilitária, têxtil, calçado, utilidades domésticas e rochas ornamentais.
De forma a potenciar o sucesso dos encontros virtuais e experiências de negócio entre os participantes da missão e os potenciais parceiros nos mercados, a NERLEI desenvolveu uma metodologia de trabalho estruturada em duas vertentes complementares. A primeira, o agendamento personalizado de reuniões B2B com empresas e instituições de cada um dos mercados, garantindo um mínimo de seis reuniões por empresa participante para cada mercado. A segunda, a aposta na preparação adequada das empresas inscritas para a comunicação e concretização de negócios em ambiente virtual, que passou, por exemplo, pela avaliação do material promocional e recomendações para adaptação às reuniões virtuais, pela formação em técnicas de comunicação com o grupo e uma ação individual preparatória com cada empresa.
Ainda no âmbito do mesmo projeto – o International Business 2018-2020 – a NERLEI tem agendadas, para o primeiro trimestre de 2021, mais três missões empresariais virtuais: Suíça, México e Marrocos; e uma missão empresarial física à Polónia. Estas ações têm os seus custos cofinanciados em 50 por cento.
O projeto International Business 2018-2020, promovido pela NERLEI, tem como objetivo desenvolver e reforçar as capacidades das PME no domínio da internacionalização, contribuindo para o aumento da base e da capacidade exportadora e da visibilidade internacional das empresas nacionais. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 4.095.686,02 euros, dos quais 2.221.511,25 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.