Na cerimónia pública de entrega de certificados do Centro Novas Oportunidades (CNO) da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, que decorreu no dia 27 de julho, Jorge Santos, presidente da Direção, destacou a importância de encarar esta etapa não como "o fim da meta" mas como "o passaporte para continuar a investir na qualificação pessoal". Aludindo ao atual contexto de crise, em que o desemprego está a aumentar, o presidente da Direção da NERLEI encorajou todos a investirem na sua formação pois "se estivermos preparados as oportunidades surgem".
Em ambiente de alegria e motivação por parte de todos os que concluíram com sucesso o processo de RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências), o auditório da NERLEI encheu com amigos e familiares dos cerca de 200 adultos que vieram receber os seus certificados.
Para além da intervenção do presidente da Direção da NERLEI, a cerimónia contou com testemunhos de adultos que frequentaram o processo: Lino Silva, adulto certificado com o 9º ano, e José Carlos Gomes, adulto certificado com o 12º ano. Antes da entrega dos certificados, Helena Gentil, adulta que fez o 9º e 12º ano no CNO da NERLEI, brindou todos com um momento musical, interpretando dois fados.
A encerrar a cerimónia Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, confessou sentir-se orgulhoso por saber que "tantos cidadãos se disponibilizam para aumentar as suas qualificações" e, reforçando a mensagem que "vale a pena continuar a estudar", referiu que são decerto "um exemplo para os filhos".
O CNO da NERLEI foi dos primeiros a iniciar a sua atividade no distrito de Leiria, em agosto de 2004 e desde então tem realizado diversas itinerâncias levando o processo RVCC a todo o distrito e a muitas empresas que desta forma apostam na qualificação dos seus trabalhadores.