Notícias

NERLEI vai promover Encontros da Diáspora duas vezes por ano

Do encontro informal entre empresários de Leiria e congéneres na diáspora, que a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria realizou, no passado dia 3 de agosto, saiu a decisão de passar a organizar dois encontros anuais, um no verão e outro na altura do Natal, com duração de um dia, onde para além do espaço de partilha de experiências que já se verificou nesta edição, haverá também lugar para encontros de negócios e espaço de networking. A sugestão partiu do presidente da Direção da NERLEI, Jorge Santos, e acolheu a concordância dos participantes.

Na abertura da "edição zero" dos Encontros da Diáspora da NERLEI, Jorge Santos referiu que este "é um património e um activo que não estamos a aproveitar convenientemente. Temos grande espaço para caminhar e é isso que pretendemos fazer com esta iniciativa".

Presente na cerimónia, onde foi várias vezes destacado o seu forte contributo na diáspora, Armando Lopes, empresário com origem em Leiria que emigrou para França há muitos anos e onde se tornou uma referência, destacou o que na sua opinião as empresas devem valorizar para ultrapassar esta crise "que é mundial": apostar na formação dos trabalhadores; aproveitar as novas tecnologias e investir a longo prazo. O Comendador referiu ainda que esta "ideia (Encontros da Diáspora da NERLEI) é maravilhosa e deve ser alargada".

José Trovão, empresário natural de Porto de Mós mas que desenvolve atividade em França onde é também administrador da Câmara de Comércio e Indústria Franco-portuguesa (CCIFP) reforçou a importância da comunidade portuguesa neste país: 1,4 milhões de portugueses e luso-descendentes, 1400 autarcas e 45.000 empresas de portugueses ou luso-descendentes que representam 9 mil milhões de euros do PIB francês. O administrador da CCIFP convidou os empresários portugueses presentes a participarem no Salon de l`Immobillier Portugais à Paris (entre 14 e 16 de setembro) e no Fórum dos Empresários e Gestores Portugueses e Luso-descendentes de França (14 de setembro), iniciativas organizadas pela CCIFP e que podem ser um bom começo para o reforço de laços económicos.

A representar a Câmara de Comércio e Indústria Hispânico-portuguesa, Umbelino Gonçalves, referiu que neste contexto de crise "são as pessoas que têm de fazer as coisas não o Estado" e, relembrando os 15 milhões de portugueses, 5 milhões dos quais na diáspora, adiantou que a organização destes "deve ser concertada para que os resultados sejam os esperados."

"Façam-nos apelos e considerem que os portugueses que estão lá fora estão disponíveis para ajudar". Este foi o repto lançado por José Torrié, Cônsul Honorário de Portugal em Rouen (França), adiantando que "nós nos consulados estamos cada vez mais motivados para ajudar as nossas comunidades".

A trabalhar desde 1969 em França e com uma empresa de sucesso na área da construção civil, Carlos Matos, confessou que "privilegiamos fornecedores portugueses". Informando que recentemente contratou obras de vários milhões com empresas portuguesas e algumas da região de Leiria, o empresário mostrou disponibilidade e trabalho para poder acolher muitos mais afirmando que "se cada um de nós tiver ligação com vários empresários portugueses seremos grandes."

O objetivo dos Encontros da Diáspora da NERLEI passa por potenciar o contacto entre empresários da região de Leiria e empresários naturais desta região mas com residência no estrangeiro, de forma a fomentar o diálogo e as trocas comerciais entre a comunidade empresarial portuguesa, através de um espaço informal para o diálogo entre os participantes, sendo que nas próximas edições será feito um esforço no sentido de contar com a presença de representantes da Diáspora em mais países estrangeiros.

Partilhar