Notícias

NERLEI vai expor problemática a vários ministérios do governo que podem actuar para minimizar problema

Face à continuidade da problemática dos furtos de cobre e do agravar das consequências que têm sobre a produtividade das empresas, a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria vai expor o problema aos ministérios da Economia e do Emprego; da Justiça; e da Administração Interna. Além disso, serão também alertados os deputados à Assembleia da República, eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria, para que no âmbito das suas funções possam desenvolver iniciativas conducentes à resolução deste problema.

Nos últimos meses os roubos de cobre têm originado sucessivos cortes de comunicações no distrito, prejudicando sobretudo as empresas que se vêem privadas de desenvolver a sua actividade económica normal. Para apoiar o tecido empresarial, em Agosto, a NERLEI disponibilizou um contacto directo para as empresas reportarem anomalias neste âmbito, em parceria com serviços da PT e com o Comando Territorial de Leiria da GNR, cujo objectivo era agilizar os processos de reposição das comunicações.

Segundo dados fornecidos pela PT, em 2011 foram já registadas no distrito de Leiria 219 ocorrências (de furtos de cobre); que afectaram um total de 32118 clientes. No total foram furtados 39666 metros de cabo de cobre, tendo a operadora de comunicações suportado um custo de reposição destas linhas de 331.898€.

O objectivo da NERLEI ao envolver os ministérios acima mencionados é sobretudo alertar os responsáveis que tutelam as várias áreas que, de alguma forma, intervêm nesta matéria para uma problemática cuja resolução necessita de eventuais alterações legislativas.

Partilhar