Notícias

NERLEI recebeu comitivas de Itabira e Safi

No início do mês de Junho a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria recebeu duas comitivas estrangeiras. Uma de Safi, cidade marroquina, no dia 2 de Junho, e outra de Itabira, cidade do Estado de Minas Gerais, no Brasil, no dia 5 de Junho. O objectivo de ambas as visitas foi estabelecer contactos com empresários e entidades da Região.

A cidade de Itabira fica localizada numa das regiões mais ricas do mundo em ferro, razão pela qual foi solicitado à NERLEI que fosse agendada uma visita a uma empresa do sector metalomecânico, tendo a Associação sugerido o Grupo GECO.A comitiva, composta pelo prefeito, secretário e assessor para assuntos económicos, foi também recebida na Câmara Municipal de Leiria, pelo vice-presidente e pela vereadora responsável pelas geminações.

A visita terminou com uma reunião na NERLEI com o vice-presidente José Maria Ferreira, um dos responsáveis pelas actividades da Associação na área internacional. Nesta reunião, foram apresentadas as principais potencialidades económicas daquela região, nomeadamente o Parque Tecnológico de Itabira, no âmbito do qual a prefeitura procura parceiros portugueses que queiram colaborar.
A marcação desta visita surgiu na sequência de contactos regulares que a NERLEI mantém com a Câmara de Comércio Luso-Brasileira.
No dia 2 de Junho, respondendo a uma solicitação do presidente da Comunidade Urbana de Safi, o presidente da NERLEI, Pedro Faria, e o director executivo, Luís Perfeito, receberam na Associação uma comitiva daquela cidade marroquina.

O objectivo da visita foi estabelecer um primeiro contacto com a Associação no sentido de esta promover encontros entre operadores económicos de Safi e da Região de Leiria como forma de estabelecer um programa de cooperação no domínio empresarial.

A NERLEI vai agora analisar as características económicas daquela região, onde predominam a indústria química, agro-alimentar, têxtil e mecânica e também a actividade piscatória e de transformação de peixe, e desenvolver contactos com empresas da Região de Leiria para indagar se haverá interesse em visitas recíprocas.

 

Partilhar