Visita decorreu entre 15 e 17 de junho
A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria preparou uma Missão Inversa da Alemanha, que decorreu entre 15 e 17 de junho, e que trouxe a Leiria oito empresas alemães ligadas à cerâmica decorativa; pedras e rochas ornamentais; construção e mobiliário; agroalimentar.
A iniciativa contou igualmente com a participação de 14 empresas portuguesas dos mesmos sectores de atividade. O objetivo foi potenciar o contacto direto entre empresários da região e empresas alemãs, fomentando as exportações nacionais para a Alemanha. Esse objetivo foi atingido, sobretudo através das reuniões bilaterais que decorreram entre todas as empresas com interesses mútuos.
Além das reuniões bilaterais esta Missão Inversa contou com uma sessão conjunta, onde a representante da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, parceira da NERLEI neste evento, apresentou as potencialidades e especificidades do mercado alemão; com um almoço de trabalho, que decorreu num espaço onde havia uma pequena mostra dos produtos das empresas portuguesas participantes dos sectores da cerâmica decorativa, pedras e rochas ornamentais, construção e mobiliário; e com um coffee-break, que incluiu produtos de pastelaria das empresas portuguesas do sector agroalimentar.
Na sessão de boas-vindas o presidente da Direção da NERLEI, Jorge Santos, disse esperar que esta ação "venha contribuir para o fomento do relacionamento comercial entre as empresas portuguesas e alemãs". De facto, nos últimos anos, as exportações portuguesas nomeadamente de produtos cerâmicos e pedras têm aumentado significativamente, prova de que as empresas nacionais apresentam atualmente produtos inovadores, com qualidade e know-how aliados a um serviço de proximidade.
Jorge Santos afirmou ainda que "o mercado alemão é um mercado bastante atrativo para as empresas portuguesas, muitas delas já fornecedoras da indústria alemã, e por sua vez as empresas alemãs sabem que podem encontrar em Portugal um serviço/produto com excelente relação qualidade-preço". O mercado alemão tem um papel da maior relevância para a economia portuguesa, surgindo, em 2013, na balança comercial de bens, em 2º lugar (a seguir a Espanha), quer como cliente, quer como fornecedor de Portugal, absorvendo 11,6 por cento do total das exportações e fornecendo 11,4 por cento do total das importações nacionais (fonte: AICEP - fev. 2015). "Este é um aspeto relevante pois a Alemanha sempre que investe no nosso País deixa um forte rasto de mais-valias quer ao nível da tecnologia, quer ao nível da gestão eficiente de recursos", reconhece o presidente da NERLEI.
Esta ação foi enquadrada no Projeto Choose Portugal 2014-2015 desenvolvido pela NERLEI no âmbito do QREN, pelo que as empresas que participaram beneficiaram de uma comparticipação de 45 por cento do valor de custo.