Informação sobre as actividades, iniciativas e projectos da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria; uma ideia sobre as saídas profissionais disponíveis no ensino superior, nomeadamente no Instituto Politécnico de Leiria (IPL); e o testemunho de um empresário sobre o seu percurso formativo e profissional foram as várias perspectivas que mais de uma centena de alunos da Escola Secundária Domingos Sequeira (ESDS), em Leiria, levaram da sessão que decorreu no auditório da NERLEI, ontem, dia 16 de Novembro.
A iniciativa da NERLEI, que contou com a participação do IPL e da EST - Empresa de Serviços Técnicos, Lda, teve como objectivo uma partilha de informação e saber entre os meios escolar e empresarial com vista a transmitir a estes alunos, que estão a terminar os cursos tecnológicos de Gestão e Contabilidade; Electricidade/Electrónica; e Informática de Gestão, as várias opções que têm em termos do futuro académico ou profissional sensibilizando-os para a importância do empreendedorismo.
A sessão contou com a intervenção de Neusa Magalhães, secretária-geral da NERLEI, que falou do papel da Associação enquanto elo de ligação entre o tecido empresarial e as escolas e também dos projectos que a Associação desenvolve nas áreas da qualificação e do emprego.
Filipe Pinto, do IPL, procurou despertar os presentes para "a realidade tecnológica em que nos encontramos" com vista a "enquadrá-los numa sociedade baseada na Web".
Mário Rodrigues, da EST, empresário e antigo aluno da ESDS, deu um testemunho sobre o seu percurso escolar e profissional, estimulando os estudantes a empreenderem e a criarem o próprio emprego. O empresário salientou ainda o facto de a EST ter na sua equipa, sobretudo colaboradores formados nas escolas da região.