A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria vai realizar no próximo dia 3 de Setembro, pelas 17h30, uma sessão de divulgação, na sequência do aviso do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) da abertura de candidaturas ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME - Diversificação e Eficiência Energética, cujo prazo de candidatura decorre até 15 de Outubro.
O objectivo desta sessão, cujo programa detalhado será oportunamente divulgado, é esclarecer as empresas sobre este incentivo e apoiá-las em eventuais candidaturas que queiram apresentar. Para tal a NERLEI conta com o apoio de várias empresas e entidades especializadas como a ADENE - Agência para a Energia; a ENERDURA - Agência Regional de Energia da Alta Estremadura, a empresa Ecochoice, SA, que faz as auditorias energéticas exigidas em candidatura; e a Macolis - Materiais de Construção e Climatização, SA, com vasta experiência na comercialização e instalação dos equipamentos elegíveis.
Este Aviso enquadra-se na Estratégia Nacional para a Energia 2020 que, sob a denominação Novas Energias e a marca Re.New.Able, prevê um conjunto de eixos estratégicos nos quais se inclui a eficiência energética.
Podem ser apoiados projectos que incluam investimentos na instalação de sistemas solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias ou climatização, bem como investimentos relacionados com a envolvente passiva, como sejam a instalação de isolamentos térmicos ou a correcção de factores solares em vãos envidraçados.
Para concorrer ao apoio financeiro, as empresas devem comprovar o seu estatuto de PME, efectuar uma auditoria para levantamento de necessidades energéticas, um plano de implementação detalhado e uma certificação final aos edifícios objecto das medidas de melhoria, que ateste o nível de eficiência atingido com o investimento. Com um limite de despesa elegível entre 10 mil e 500 mil euros, os projectos candidatos devem ter em vista a promoção da competitividade da empresa, através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença activa no mercado global, por via da utilização do factor de competitividade eficiência energética.