A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria manifesta a sua preocupação com os aumentos dos preços da energia elétrica para as empresas na sequência da publicação das tarifas e preços de venda finais da eletricidade, pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), no passado dia 15/12/2011.
Esta alteração veio trazer às empresas variações de custo deste fator de produção insuportáveis e, sobretudo, desfavoráveis face a outros países da União Europeia e, para a maioria das situações, não devidamente repercutíveis nos preços dos produtos ou dos serviços finais. Há empresas que podem vir a sofrer agravamentos nas suas faturas energéticas em 30 por cento.
A NERLEI considera esta decisão inoportuna e reveladora da insensibilidade da Entidade Reguladora e dos agentes do Estado com responsabilidades nesta matéria, incluindo o Governo. Nesse sentido esta Associação, representativa dos interesses transversais do tecido empresarial da região e do distrito, vem publicamente colocar-se ao lado das empresas apelando às entidades competentes que avaliem os efeitos negativos que esta medida terá na, tão desejada, recuperação económica do País.
Este foi aliás um dos constrangimentos à competitividade empresarial que vários empresários de Leiria referiram durante o almoço de trabalho que decorreu na NERLEI, no passado dia 9 de janeiro, com o secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira, e que integrou o relatório enviado pela Direção NERLEI àquele governante com o resumo de todas as intervenções e queixas efetuadas durante aquele evento.
Considerando a questão deveras grave para as empresas, a NERLEI vai fazer chegar as suas preocupações ao Ministério da Economia e do Emprego e à ERSE. Além disso, vai solicitar à entidade reguladora uma audiência e alertar os deputados à Assembleia da República, eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria, para que, no âmbito das suas funções, possam desenvolver as iniciativas que considerem adequadas.