A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria está a organizar uma missão empresarial ao Reino de Marrocos, que deverá realizar-se até ao final de 2007, e está também a avaliar o interesse em organizar participações conjuntas de empresas portuguesas na feira de Milão, Macef, dedicada à fileira casa.
Para iniciar a organização da missão a Marrocos, a NERLEI fez uma consulta aos seus associados, tendo registado a intenção de diversas empresas em integrar este Encontro Empresarial, o qual terá um carácter multisectorial. Durante o mês de Setembro, serão efectuadas visitas às empresas que já manifestaram interesse com o objectivo de registar, individualmente, o que pretendem com esta iniciativa.
Globalmente, os objectivos desta iniciativa são fomentar as relações comercias entre Portugal e o Reino de Marrocos e também dar a conhecer as enormes potencialidades deste mercado e facilitar o contacto entre empresários da Região de Leiria e empresas locais. Actualmente o mercado marroquino apresenta inúmeras oportunidades a explorar e em sectores de actividade diversificados, razão pela qual a NERLEI considera que esta é uma excelente oportunidade para as empresas da Região tomarem conhecimento ‘in loco’ das condições apresentadas e exigidas num mercado que, de ano para ano, tem atraído o investimento de muitas empresas nacionais.
Quanto à feira Macef, a convite da organização e fruto de alguns contactos já desenvolvidos, um representante da NERLEI irá visitar a edição de Setembro de 2007 da Macef.
O objectivo desta visita é analisar as potencialidades e oportunidades desta feira, dado que a NERLEI está a estudar a possibilidade de organizar a participação conjunta de empresas portuguesas neste certame.
Feira bianual, com edições em Janeiro e Setembro, a Macef é uma das mais antigas feiras da fileira casa (a primeira edição da feira realizou-se me 1964). Caracteriza-se por abranger todo o universo para a casa, sendo um dos eventos de referência mundial neste sector, e por apresentar em cada edição uma diversidade e variedade de produtos que servem de catálogo de tendências dos mercados.
Na edição de Janeiro de 2007, a Macef registou 88.426, o que significa um aumento de 2,5 por cento em relação à edição anterior), dos quais 12,6 por cento são estrangeiros provenientes de 108 países. Num espaço de 119.000 metros quadrados estiveram presentes 2.275 expositores.