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NERLEI exige presença de António Mexia em Leiria para explicar cortes de energia que se arrastam há mais de dez anos

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, enquanto representante dos interesses das empresas da região de Leiria, enviou uma carta ao presidente executivo da EDP, António Mexia, a exigir que se desloque a este distrito, um dos que mais contribui para a riqueza deste país.

Com esta exigência pretende que o presidente executivo da EDP explique aos empresários, que se esforçam por ter empresas de sucesso que possam cumprir os seus compromissos e pagar as suas contas ao fim do mês, o porquê de continuarem a sofrer prejuízos enormes sempre que temos um dia com um pouco mais de vento ou chuva, situação que se arrasta há mais de uma década.

Mais uma vez bastou um dia de inverno mais rigoroso, com ventos um pouco mais fortes, mas perfeitamente normais para esta época do ano, para que várias empresas do distrito de Leiria vissem o seu normal funcionamento afetado e tenham sofrido prejuízos avultados na sua produção, devido às interrupções no fornecimento de energia que se verificaram hoje, dia 7 de março de 2013.

De forma inaceitável, a EDP Distribuição continua a justificar estas situações com as condições climatéricas. Mas, todos sabemos que temos de viver com essas condições climatéricas e, se as infra-estruturas de distribuição de energia eléctrica no distrito de Leiria não são as adequadas para "aguentar" dias de inverno mais rigoroso, é urgente que sejam feitos os investimentos necessários para que tal se venha a verificar.

Recorde-se que o Relatório de Qualidade de Serviço do Sector Eléctrico 2011, publicado em setembro último, da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) confirma que "o distrito de Leiria apresenta o maior TIEPI (Tempo de Interrupção Equivalente da Potência Instalada) no ano de 2011".

Estes dados vêm comprovar as muitas queixas que a NERLEI sempre recebeu dos empresários e a postura de constante alerta para estes problemas que a Associação tem tido para com a EDP Distribuição, nos últimos anos. A este facto acresce que os indicadores deste relatório não consideram as interrupções de curta duração, ou seja, aquelas inferiores a 3 minutos, que são das mais problemáticas para as empresas do distrito.

A NERLEI, e os empresários que representa, consideram inaceitável que estes problemas se arrastem há mais de uma década e que pouco, ou nada, tenha melhorado. Assim, exige uma tomada de posição e explicação ao mais alto nível dentro da empresa responsável.

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