A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria está a divulgar às autarquias da Região o FINICIA, programa lançado pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento) que tem como objectivo proporcionar a empresas de pequena dimensão recursos financeiros essenciais ao desenvolvimento da actividade nas fases iniciais do seu ciclo de vida.
A primeira sessão de divulgação decorreu no dia 18 de Julho nas instalações da NERLEI estando presentes responsáveis das câmaras municipais de Pedrógão Grande, Marinha Grande, Nazaré, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Óbidos, Ourém, Pombal, Porto de Mós e Batalha que assistiram à apresentação, efectuada por André Março do IAPMEI, do Eixo III deste programa designado Iniciativas Empresariais de Interesse Regional. As restantes câmaras municipais que não puderam estar presentes podem solicitar informação sobre o programa à NERLEI.
Para cumprir o objectivo a que se propõem – proporcionar mecanismos de financiamento que possam responder de forma ágil às necessidades de investimento das micro e pequenas empresas – o Eixo III do FINICIA pretende celebrar protocolos com os diversos municípios da região no sentido de criar um Fundo de Apoio à Modernização Empresarial de base local. Neste protocolo participam, além do IAPMEI e a autarquia, a NERLEI, uma instituição bancária e uma sociedade de garantia mútua.
O objectivo é a criação de um fundo no montante de 500.000 euros por concelho, cabendo a cada autarquia contribuir com 100.000 euros e à instituição bancária seleccionada complementar com 400.000 euros. Após a constituição do Fundo a autarquia, com o apoio da NERLEI, definirá áreas prioritárias a apoiar no seu concelho. A mobilização de recursos será destinada a financiar, através de crédito em condições mais vantajosas, investimentos com um valor máximo de 45.000 euros.
À NERLEI caberá o papel de recepção dos projectos e seu acompanhamento e, em conjunto com a autarquia, pronunciar-se-á sobre a adequação do mesmo às áreas prioritárias definidas para o concelho em causa. O IAPMEI fará a análise de elegibilidade do projecto e a instituição financeira a análise de viabilidade económica e financeira.
Após a primeira abordagem efectuada às autarquias estas encontram-se a analisar os pressupostos necessários à assinatura dos protocolos aguardando-se entretanto desenvolvimentos na criação dos primeiros Fundos de Apoio à Modernização Empresarial da Região de Leiria.