Na sequência do alerta público já efectuado em final de Junho a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria vai convocar o Conselho Empresarial da Região de Leiria (CERL) - órgão consultivo da Direcção onde estão representadas todas as associações sectoriais do distrito de Leiria, bem como entidades e empresas representativas dos diferentes sectores de actividade - para debater a dificuldade de acesso ao crédito, o seu custo e a relação entre o sistema bancário e as empresas.
A reunião agendada para 13 de Outubro, pelas 17h30, no Edifício NERLEI tem como convidados António Saraiva, da CIP (Confederação Empresarial de Portugal), que focará as dificuldades de acesso ao crédito pelas empresas; Luís Filipe Costa, do IAPMEI, que apresentará os programas de financiamento existentes; um representante da Garval, SA, que falará sobre o papel da garantia mútua no acesso ao crédito; António Ramalho, vice-presidente da CIP e administrador do Millennium BCP, que abordará o papel da banca no financiamento à actividade empresarial. Está ainda convidado o secretário de Estado da Economia e Emprego, Almeida Henriques.
Recorde-se que em Junho a NERLEI tornou pública a sua preocupação com este tema, tendo essa preocupação sido reforçada por várias associações regionais e nacionais. Na altura a Direcção da Associação alertava para o facto de "a falta de liquidez da banca e os critérios apertados que estão a ser adoptados, impedem as empresas de seguirem a sua actividade normal e estão a levar muitos empresários ao desespero. É um problema sério que está a condicionar fortemente a economia da região, como certamente acontecerá com o resto do país". O facto de a situação se ter agravado nestes últimos meses leva a Direcção da NERLEI a convocar o CERL.