Notícias

NERLEI conclui reorganização de serviços internos

Com o intuito de uma melhor adequação à estratégia definida pela actual Direcção e também àquela que é a missão da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, ficou agora concluída a reorganização dos serviços internos da Associação.

Este trabalho, iniciado em 2009 após a tomada de posse da actual Direcção, com a avaliação dos recursos humanos existentes e contratação de outros, culmina na definição dos seguintes departamentos e respectivos coordenadores: 

  • Relações Públicas e Comunicação - Célia Santos (dependendo directamente da secretária-geral, Neusa Magalhães)
  • Apoio à Internacionalização - coordenado por Petra Moleiro;
  • Estudos e Apoio Técnico - coordenado por Pedro Neto;
  • Formação e Qualificação Profissional - coordenado por Élia Sismeiro;
  • Administrativo e Financeiro - coordenado por Cristina Urbano.

 A ligação directa destes departamentos com as orientações da Direcção é realizada pela secretária-geral, Neusa Magalhães.

As designações de cada departamento sofreram alguns ajustes com vista a uma melhor adequação àquelas que são as principais apostas de cada serviço.

O Departamento de Relações Públicas e Comunicação (DRPC), que tem como objectivo informar os vários públicos da NERLEI, através de diversos canais de comunicação, promovendo a imagem da Associação e dos seus associados, para além dos serviços até aqui desenvolvidos (assessoria de imprensa, gestão de conteúdos da página da internet, revista Desafios), vai agora também ter a seu cargo o desenvolvimento de uma área que pretende "avaliar a percepção dos empresários sobre questões reais que afectam o desempenho económico das empresas". Este objectivo adicional do departamento vai ser colocado em prática através da aplicação de Inquéritos de Monitorização Empresarial (de que é exemplo o recentemente feito a propósito da qualidade dos serviços de distribuição de energia pela EDP) e também o desenvolvimento de um Observatório Empresarial de Leiria cujo propósito é obter informação acerca do tecido empresarial do distrito de Leiria e disponibilizá-la a todos os agentes regionais e nacionais. Pretende-se também aferir a evolução da produtividade média da actividade económica no futuro. Além da secretária-geral, Neusa Magalhães, a equipa do DRPC é constituída por Célia Santos.

O Departamento de Apoio à Internacionalização (DAI), que tem como objectivo apoiar as empresas no seu processo de internacionalização fomentando a sua abordagem a mercados externos, além das actividades que tem vindo a desenvolver nos últimos anos (organização de missões empresarias, feiras internacionais e de acções de informação e sensibilização nesta área), vai também passar a ter no leque de serviços que disponibiliza às empresas o tratamento dos pedidos de vistos para Angola, a emissão de certificados de origem, a organização e realização de recepções empresariais e mostras de produtos e a organização da participação de empresas em acções comunitárias de internacionalização (programas All-invest, Interreg...). Além da coordenadora, Petra Moleiro, a equipa do DAI integra ainda Sandra Marcelino.

O Departamento de Estudos e Apoio Técnico (DEAT), cujo objectivo é a promoção de acções de dinamização económica, de acompanhamento e assistência técnica ao tecido empresarial da região, vai reforçar os serviços técnicos disponibilizados sobretudo nas áreas da energia e ambiente, das comunicações e no apoio jurídico. Além disso, e dando corpo à necessidade de "fazer face às novas exigências do tecido empresarial" este departamento vai passar a disponibilizar estudos de apoio ao investidor, com o intuito de promover a região e captar novos investimentos, e outros de informação variada para as empresas da região. A promoção do empreendedorismo será outra das actividades em que este departamento focará a sua actuação. Além do coordenador, Pedro Neto, a equipa do DEAT é ainda composta por Patrícia Órfão e Olga Ferreira. O coordenador do DEAT terá ainda como função substituir a secretária-geral nas suas ausências.

O Departamento de Formação e Qualificação Profissional (DFQP) tem como objectivo promover o desenvolvimento dos recursos humanos da região, contribuindo para a competitividade das empresas através do desenvolvimento de competências pessoais e organizacionais, vai reforçar a sua actuação no desenvolvimento de formação qualificante e estratégica em áreas como a estratégia, internacionalização, inovação, ferramentas de gestão, assessoria empresarial, gestão de pessoas, entre outras. A formação à medida para qualificação de activos nas empresas, com desenvolvimento e acompanhamento de todo o processo na própria empresa, é outra das áreas de força deste departamento. Para além destas áreas, o DFQP continuará a desenvolver diversos programas de formação/qualificação financiados, como são o caso dos cursos EFA (educação e formação de adultos desempregados) e formação modular, e a dinamizar o Centro Novas Oportunidades (CNO) e o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da NERLEI. Além da coordenadora, Élia Sismeiro, o DFQP é composto também por Celeste Araújo, Sónia Amaro (GIP), Sheila Marques, Maria José Morgado e ainda pela equipa específica do CNO.

Por fim, o Departamento Administrativo e Financeiro (DAF) da Associação, área cuja actuação é menos direccionada para o exterior, sem contudo deixar de ter uma papel importante na actividade da Associação. Tem como principal objectivo dar apoio a todos os outros departamentos no que respeita aos aspectos contabilísticos, nomeadamente na execução financeira e pedidos de pagamento dos projectos no âmbito do QREN. Este departamento tem ainda a seu cargo as tarefas de relacionamento financeiro com os associados, gestão administrativa dos recursos humanos, da logística do edifício e do bar, e ainda a coordenação do serviço externo e de limpeza da Associação. Pontualmente, também organiza acções de informação e sensibilização nas áreas da contabilidade. A equipa do DAF é composta pela coordenadora, Cristina Urbano, e ainda por Ana Simão, Isabel Dinis, Joel Pratas, Dina Rodrigues, Sofia Jorge e Lurdes Bárbara.

Partilhar