A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria apresentou quatro candidaturas ao Programa Operacional do Potencial Humano (POPH) que estão a aguardar homologação pelas entidades competentes. As quatro candidaturas abrangem um público-alvo bastante diversificado posicionando a NERLEI, caso venham a ser aprovadas, como uma entidade formadora com uma oferta global ao nível dos vários percursos formativos actualmente existentes.
Três das candidaturas foram submetidas ao Eixo Prioritário 2 do POPH – Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida. À Medida 2.1 – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, que se destina ao funcionamento do Centro Novas Oportunidades que tem como público-alvo jovens adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam concluir percursos formativos incompletos de educação e formação ou reconhecidos, validados e certificados os seus conhecimentos e competências. À Medida 2.2. - Cursos de Educação e Formação de Adultos (Nível Secundário), destinada a adultos desempregados com mais de 23 anos e o 9º ano de escolaridade, foi apresentada candidatura para realização de cinco acções (uma de técnicas administrativas, duas de técnicos comerciais e outras duas de técnicos de apoio à gestão. Estas acções conferem equivalência escolar ao 12º ano e certificação profissional de nível III.
Formação para activos de empresas
Ainda no Eixo Prioritário 2, foi apresentada candidatura à Medida 2.3 – Formações Modulares Certificadas. Os destinatários destas acções são activos com idade igual ou superior a 16 anos e que sejam detentores de baixas qualificações escolares e/ou profissionais, ou que possuam qualificações desajustadas às necessidades do mercado de trabalho. Nesta medida a NERLEI candidatou-se às seguintes áreas de formação: secretariado e trabalho administrativo; turismo e lazer; gestão e administração; contabilidade e fiscalidade; comércio, segurança e higiene do trabalho; ciências informáticas; enquadramento na organização/empresa; e marketing e publicidade. Estas áreas de formação são constituídas por Unidades de Formação de Curta Duração (UFDS) com 25 a 50 horas cada.
Apoio ao Empreendedorismo Feminino
A quarta candidatura da NERLEI ao POPH foi apresentada no âmbito do Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género, Medida 7.6 – Apoio ao Empreendedorismo, Associativismo e Criação de Redes Empresariais de Actividades Económicas Geridas por Mulheres. O projecto FEMINIS (assim se designa) destina-se a mulheres desempregadas e visa promover estratégias de apoio ao empreendedorismo de mulheres através da criação e consolidação de micro-empresas e incentivar a criação de redes, favorecendo o auto emprego, capacidade empresarial e a qualidade da sua participação na vida activa.
Será desenvolvido na primeira fase através da frequência de uma acção de formação em sala qualificante, inovadora e estimulante (290h), assegurando a sensibilização em igualdade de género (18h) e onde serão fornecidos materiais pedagógicos específicos. Na segunda fase será elaborado o plano de negócios, acções de tutoria, apoio de consultores (100h). Cada negócio terá um prémio de arranque de 12 vezes o salário mínimo nacional e será atribuído à melhor ideia de negócio um valor de 5.000€. Numa terceira fase realizar-se-ão ainda acções de suporte à constituição de redes empresariais.