Notícias

José Ribeiro Vieira: um homem de pensamento e ação

Um homem de muita reflexão, de carácter vertical, que estimava a sua isenção e liberdade acima de tudo; que praticava a amizade sem reservas; demonstrador de um enorme amor à sua terra, com uma capacidade invulgar de reunir consensos e que não procurava protagonismos. Um paradigma para as gerações futuras quer como empresário quer pela sua intervenção cívica. Quem não conheceu José Ribeiro Vieira e participou na jornada de homenagem a ele dedicada, que decorreu no dia 22 de maio, foi com esta imagem que ficou deste ilustre cidadão leiriense que faleceu a 20 de janeiro de 2012.

Foram cerca de 400 as pessoas que quiseram participar nesta homenagem, que decorreu no Edifício NERLEI, entre familiares, colaboradores das suas empresas e de representantes das muitas entidades a que José Ribeiro Vieira esteve ligado durante a sua vida. Para falar do homenageado, estiveram presentes muitos dos que com ele conviveram de perto, nomeadamente: Orlando Cardoso, Amado da Silva, Daniel Madeira de Castro, Fernando Villalôbos, Téofilo Santos, António Sequeira, Tomás Oliveira Dias, Henrique Neto, Isabel Damasceno, Arnaldo Sapinho, Nuno Mangas, José Eduardo Carvalho, e António Saraiva.

Na apresentação, Rui Filinto, presidente da Comissão Organizadora, justificou esta homenagem referindo que "uma sociedade que não reconhece os seus melhores não os merece e pior que isso compromete o surgimento de novos valores".

Na abertura, Mário Soares, ex-presidente da República, que reconheceu ter conhecido José Ribeiro Vieira "muito tarde", salientou que além de ter sido um "grande empresário...foi também civicamente muito importante".

Jorge Rocha de Matos, presidente do Conselho Geral da AIP (Associação Industrial Portuguesa), em mensagem enviada por impossibilidade de estar presente, refere estar convicto que a vida de José Ribeiro Vieira deverá ser "um paradigma para as gerações futuras".

O encerramento deste tributo coube ao general Ramalho Eanes, amigo de longa data do homenageado e presidente da Comissão de Honra, que por impossibilidade de estar presente devido ao facto de se encontrar em Timor, a acompanhar o Presidente da República em visita oficial, se fez representar por João Botequilha que leu a sua mensagem. Num dos excertos desta mensagem Ramalho Eanes diz que José Ribeiro Vieira "revelou-se-me um homem inteligente, ousado e empreendedor, com cuidada e elaborada capacidade de liderança; um homem de carácter, criativamente inovador muitas vezes, verdadeiramente empenhado em aperfeiçoar-se e em tornar virtuosa, quer a Sociedade Civil local, quer a nacional, quer o Estado nas suas organizações e manifestações".

Na cerimónia de homenagem a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, de que José Ribeiro Vieira era presidente quando faleceu e a quem dedicou muitos anos de trabalho, atribuiu o seu nome ao auditório, local onde decorreu esta cerimónia.

Além da NERLEI esta foi uma homenagem da AIP - Associação Industrial Portuguesa (Direção e Conselho Geral); CIP - Confederação Empresarial de Portugal; IPL - Instituto Politécnico de Leiria; IPN - Instituto Pedro Nunes; IDD - Incubadora D. Dinis; Garval - Sociedade de Garantia Mútua, SA; GestinLeiria - Parques Empresariais de Leiria, SA; Liga de Amigos da Casa Museu João Soares; Casa Museu João Soares; SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social; ASMIR - Associação dos Militares na Reserva e Reforma; ASSISTE - Associação de Solidariedade Social das Cortes; Escola Clube Ténis Leiria; ADLEI - Associação de Desenvolvimento de Leiria; Associação Portuguesa de Imprensa e Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social e da ACILIS - Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós.

Para a ocasião foi constituída uma Comissão de Honra que incluiu mais de 50 personalidades regionais e nacionais e que foi presidida pelo general Ramalho Eanes.

Partilhar