Notícias

Indústria têxtil de Mira de Aire em exposição na NERLEI

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria tem patente durante o mês Abril no seu edifício sede, em Leiria, uma exposição que retrata o processo de fabricação têxtil em Mira de Aire entre 1735 e 1935.

A mostra é constituída por 170 peças em miniatura esculpidas em madeira que representam as várias fases de produção têxtil desde a tosquia à tecelagem passando pela lavagem, cardagem, fiação, penteação, tingimento e urdição, contemplando inclusive as ferramentas e máquinas necessárias a estes processos.

As peças que compõem esta exposição foram esculpidas por Daniel Silva, técnico da indústria têxtil de Mira de Aire que foi acompanhado no seu trabalho por Luciano Justo Ramos, no campo da investigação.

Actualmente este espólio é pertença do Corpo de Bombeiros de Mira de Aire a quem a família de Daniel Silva o doou após a sua morte, por entender que desta forma teria uma divulgação e conservação mais adequadas.

Estas peças já integraram diversas exposições um pouco por todo o País em feiras, como por exemplo a FIL, festas como a do Avante, escolas de artesanato e museus.

Partilhar