Exposição no Banco de Portugal abrange as décadas de 30 a 80 do século passado
Está patente até ao dia 29 de agosto, no Edifício do Banco de Portugal, em Leiria, a exposição "Brinquedos de Plástico da Região de Leiria - 1930 a 1980".
Esta mostra de brinquedos portugueses feitos em matéria plástica surge na sequência do convite efetuado pela Câmara Municipal de Leiria aos colecionadores Carlos Anjos e Carlos Magalhães, no sentido de disponibilizarem peças e documentação alusiva e organizarem a exposição, após os mesmos terem sensibilizado o município para a importância que a região de Leiria teve enquanto pólo nacional de fabrico de brinquedos e artefactos em plástico.
A sinopse da exposição refere que "O distrito de Leiria foi o que mais se destacou na produção de brinquedos em polímeros seminaturais e sintéticos, como o celuloide, a baquelite e o polietileno. Pontificaram fábricas nos concelhos da Marinha Grande, Caldas da Rainha, Batalha, Porto Mós, Peniche, Pombal e em diferentes localidades, como Marrazes, Azóia, Gândara dos Olivais, Pousos, Andrinos, Colmeias, Barosa, Picassinos, Meirinhas, Barracão, Guarda Nova, Casal dos Ossos e Parceiros".
A mostra, que abrange as décadas de 30 a 80 do século passado, está distribuída por fabricantes da região e inclui brinquedos, equipamentos (máquinas e moldes), documentação (catálogos, rótulos, cartazes e fotografias), estando presentes várias empresas associadas da NERLEI.