Notícias

I Encontro da Diáspora organizado pela NERLEI foi um sucesso

Depois da edição zero em agosto de 2012, o I Encontro da Diáspora organizado pela NERLEI, que decorreu a 21 de dezembro, confirmou o sucesso da edição de lançamento.

Muitos empresários da região estiveram presentes e encheram o auditório da NERLEI para ouvir e estabelecer contactos com os representantes da Diáspora de vários países estrangeiros.

Para falar das potencialidades do mercado finlandês "para entrar no mercado russo" esteve presente Marco Cardoso, a residir neste país nórdico há vários anos, e que via skype "trouxe" até ao evento o testemunho de Ville Paasonen, um empresário filho de pai russo e mãe finlandesa que esteve vários anos a viver na Rússia e que hoje vive na Finlândia, onde apoia empresas a entrar no mercado russo, via Finlândia.

Para falar do mercado mexicano esteve presente Isabel Maia, da Câmara de Comércio e Indústria Luso-mexicana, e Sílvia Fernandes, consultora, falou de Moçambique. Carlos Conceição deu também um testemunho do papel do Grupo Lena que, no âmbito do seu projeto de internacionalização na Venezuela, envolveu já 55 empresas portuguesas.

No evento participaram ainda portugueses com ligações ao mercado grego, Diogo Pina Bastos, e brasileiro, António Soares.

O encerramento dos trabalhos contou com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário. Na sua intervenção referiu que "este tipo de iniciativa deveria ser a primeira preocupação da generalidade das associações empresariais portuguesas". O governante informou que "a primeira orientação das embaixadas portuguesas é a ajuda a quem quer fazer negócios" e desafiou os empresários a "recorrerem a elas pois estão lá para vos servir". José Cesário informou ainda que a partir de fevereiro estará pronta uma base de dados de todos os portugueses na Diáspora.

Partilhar