A Gala de Aniversário da NERLEI, evento que pretendeu assinalar os 28 anos de atividade da Associação e que decorreu a 25 de junho, reuniu cerca de 200 pessoas.
Um dos pontos altos da cerimónia foi a atribuição dos Prémios NERLEI Empresa que premiaram a Martos e C.ª - Indústria e Comércio de Madeiras e Derivados, Lda, na categoria Emprego; a Perpétua, Pereira & Almeida, Lda, na categoria Exportação; a Digidelta Software, Lda, na categoria Inovação; e a Germiplanta - Viveiros de Plantas, Lda; na categoria Responsabilidade Social.
No mesmo dia foi ainda atribuído o Prémio Personalidade a Luís Filipe Costa, presidente do IAPMEI, pela sua "disponibilidade e competência no trabalho prestado ao tecido empresarial da região" no âmbito das suas funções profissionais.
De destacar ainda a conferência proferida por Luís Amado, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e presidente do Conselho de Administração do BANIF sobre "Os Desafios das Empresas Portuguesas Perante o Contexto Atual". Na sua intervenção referiu que face à situação atual do País, "até ao fim desta década qualquer gestor tem de saber que tem de gerir num quadro de incerteza e instabilidade" o que torna muito difícil "planear financiamento e tesouraria nas empresas". Luís Amado alertou ainda que "o financiamento das empresas vai estar cada vez mais dependente do financiamento do País. Por isso é preciso ter muito cuidado politicamente".
A Gala do 28º Aniversário da NERLEI teve ainda espaço para a exposição "Ensino Superior e Investigação na Região", espaço em que as instituições de ensino superior da região (IPLeiria, ISLA e ISDOM) apresentaram o seu trabalho na área da investigação empresarial; para uma Prova de Vinhos, realizada pela Rocim Agroindústria; e ainda para um momento musical, proporcionado por um duo de violinos do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes.