Notícias

Empresas que foram a Angola com a NERLEI ficaram a conhecer um mercado com potencial económico

A missão empresarial a Angola, organizada pela NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria no âmbito do QREN, possibilitou às empresas participantes conhecer a realidade de um mercado com elevado potencial de investimento em diversos sectores de actividade, sendo agora necessário um trabalho de análise, por parte de cada uma das empresas, quanto à melhor forma de abordar este mercado.

Durante os dias da visita, que decorreu entre 31 de Outubro e 6 de Novembro, as sete empresas participantes reuniram com diversas empresas angolanas, instaladas nas províncias de Luanda e Benguela. Além das reuniões individuais, agendadas para cada empresa, registaram-se encontros com responsáveis do Banco BIC Angola, Associação Industrial de Angola e Cônsul Português em Benguela.

No decorrer desta missão foi possível constatar que, apesar de também ter sido afectada pela crise económica mundial, o que provocou uma ligeira diminuição na actividade económica, a economia angolana está actualmente em fase de retoma. É, de facto, visível o contínuo esforço do governo angolano para a industrialização do país, a qual assenta na mobilização da iniciativa privada (nacional e internacional). Ficou igualmente patente o facto de a actuação em Angola exigir um acompanhamento permanente e a presença física neste mercado.

A comitiva que integrou esta missão empresarial deslocou-se durante dois dias à Província de Benguela, que apresenta enormes potencialidades para as empresas nacionais, sendo por muitos considerada como a segunda província mais apetecível de Angola (depois de Luanda) devido essencialmente ao importante eixo económico Benguela-Catumblea-Lobito aí existente e ao facto de estarem previstos, num futuro próximo, avultados investimentos nesta região.

Partilhar