A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria manifesta a sua satisfação com a nova oferta formativa do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), que responde a muitas das necessidades do tecido empresarial da região. Ambas as entidades continuam a promover o estreitamento das relações academia-empresas e têm vindo a apostar cada vez mais na cooperação institucional, de que é exemplo o protocolo de colaboração firmado há poucos dias entre a NERLEI, a CEFAMOL (Associação Nacional da Indústria de Moldes) e o IPLeiria.
A NERLEI tem acompanhado de perto e colaborado cada vez mais na formação dos estudantes, especialmente na formação que se encontra mais ligada ao meio empresarial. Os novos cursos de licenciatura do IPLeiria (Engenharia e Gestão Industrial, na ESTG, o curso de Tecnologia e Segurança Alimentar, na ESTM, e o curso de Design de Produto Cerâmica e Vidro, nas Caldas da Rainha) são um exemplo desta colaboração e deste empenho em formar para a empregabilidade e para as necessidades e exigências do mercado de trabalho e das empresas da região.
"Consideramos o IPLeiria um parceiro estruturante para o próprio desenvolvimento da região e da sua indústria, especialmente no que toca à formação de quadros, à investigação, etc., e é naturalmente motivo de regozijo toda e qualquer iniciativa orientada para o tecido empresarial e para as empresas, assumam elas a forma que assumirem. Os três novos cursos de licenciatura que o IPLeiria se propõe ministrar não podem deixar a NERLEI indiferente, dada a relevância que consideramos poderem vir a ter para o tecido empresarial:", explica Jorge Santos, presidente da NERLEI. "Este esforço mostra não só os avanços da cooperação institucional como o empenho do IPLeiria em procurar dar resposta às necessidades das empresas, nas diversas zonas onde está implantado», acrescenta ainda o líder da NERLEI.
"Saliento em particular o curso de Engenharia e Gestão Industrial, que surgiu depois de auscultados os empresários, e que mostra a preocupação de dotar os seus diplomados com competências técnicas associadas a competências de gestão, criando claramente profissionais detentores de conhecimentos adequados à realidade - e tendo em conta a cooperação crescente dos empresários da NERLEI e da CEFAMOL na formação em contexto de trabalho com os estudantes do IPLeiria essa adequabilidade será sem dúvida inegável".
Jorge Santos refere ainda que "É interessante verificar que os empresários consideram estar reunidas todas as condições para potenciar sinergias entre as empresas e o meio académico, e estão activamente a procurar essas parcerias com o Instituto".