Reunidos a convite da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, a 2 de Junho, um conjunto de empresários e dirigentes associativos do distrito de Leiria reclamaram a necessidade de ser fomentado um ambiente favorável ao desenvolvimento da actividade empresarial, factor essencial para ultrapassar a crise da economia portuguesa.
Os empresários referem-se sobretudo aos muitos entraves e dificuldades resultantes de regras impostas pelos sucessivos Governos que tornam altamente limitador o desenvolvimento adequado da sua actividade, quer pela burocracia que criam, quer pela descoordenação que provocam nos muitos serviços da Administração Pública a que diariamente as empresas têm de recorrer.
Estas preocupações foram manifestadas num workshop sobre qualificação empresarial promovido pela NERLEI no qual se pretendia analisar o tema através da ligação das empresas com a sociedade civil. As preocupações ambientais, a responsabilidade social para com trabalhadores, comunidade e Estado foram algumas das dimensões analisadas.
Do debate efectuado saiu o consenso de que o papel das empresas na formação das pessoas e na criação de regalias sociais aos seus trabalhadores tem efeitos positivos sobre a produtividade das empresas e como tal devem ser factores a ter em conta no desenvolvimento da actividade empresarial. No entanto, ficou também no ar a questão “Neste ambiente hostil em que vivemos, como é que podemos aplicar tudo isto e sobreviver?”
Apesar das reivindicações técnicas que fazem, os empresários presentes reiteraram a necessidade de as empresas não se alhearem da sua responsabilidade para com a sociedade civil.