Em menos de um ano, entre 26 de maio de 2011 e 22 de abril de 2012, a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria organizou três missões empresariais a Moçambique, nas quais participaram um total de 18 empresas.
Na última deslocação àquele país, que decorreu entre 15 e 22 de abril de 2012, as oito empresas que integraram a missão, identificaram "reais oportunidades de negócio". Detetadas as oportunidades e já com o conhecimento necessário sobre o funcionamento do mercado moçambicano (ao nível das instituições estatais e do sector privado), cabe agora às empresas analisar e definir a forma mais adequada de atuação nesse mercado.
Na comitiva seguiram a Distripombal - Supermercados, SA, de comércio a retalho; a Oliveiras, SA, do sector da construção; a Macolis, SA, de materiais de construção e climatização; a Railinox, Lda, de construção civil; a Leirilis, SA, de comércio a retalho; a Colorine, Lda, de comércio de portas lacadas; e a Alumicaleira, Lda, de construção civil. Além destas sete empresas, que participaram integradas no projeto Choose Portugal 2012, participou também nesta missão a RCL, Lda, de caixilharia de alumínios.
Os diversos contatos individuais realizados possibilitaram às empresas participantes conhecer o mercado e as suas oportunidades, havendo mesmo algumas que já ponderam a possibilidade de nos próximos meses voltarem ao país para consolidarem contatos.
De salientar ainda que nos próximos anos se prevê que Moçambique registe um elevado volume de investimento em infraestruturas (sobretudo no Norte do país) e no alargamento da rede de transportes. Estes investimentos representam oportunidades para as empresas nacionais em diversos sectores de atividade como obras públicas, serviços, materiais de construção, saneamento entre outros.
Além das reuniões individuais, registou-se uma reunião conjunta com o delegado da aicep em Maputo e com técnicos do Centro de Promoção de Investimentos.