Notícias

Diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa diz que indústria deve apostar na qualificação

António de Melo Pires, diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa deslocou-se a Leiria, no dia 27 de novembro, a convite da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria e da D. Dinis Business School para visitar o Departamento de Engenharia Automóvel da ESTG/IPLeiria e ainda para proferir uma conferência sobre "Tendência de Evolução da Indústria na Europa" onde estiveram presentes mais de uma centena de pessoas.

O diretor-geral da VW disse que "a indústria automóvel tem grandes desafios pela frente e isso é uma oportunidade para a restante indústria, já que a indústria automóvel tem um efeito cascata impressionante na restante indústria". Melo Pires aconselhou ainda os empresários a "apostar na qualificação para conseguir atingir níveis de produtividade iguais aos de economias com estruturas laborais mais flexíveis".

Dizendo que a VW contratou 31 engenheiros em 2012, dos quais 11 são para serem formados e ir para fábricas na Alemanha, Melo Pires defendeu que Portugal deve "apostar em formação universitária técnica" e também no ensino do alemão "a Alemanha é uma potência e é estratégico que se introduza o alemão nas escolas".

O empresário mostrou-se ainda preocupado com o envelhecimento da população portuguesa referindo que "daqui a 20 anos não vamos ter pessoas para trabalhar, teremos uma população envelhecida que vai ter que prolongar a sua vida de trabalho porque não tem quem os substitua".

Reconhecendo a importância de quadros superiores qualificados nas empresas, Melo Pires referiu que "na Alemanha as empresas contratam doutorados" o que não acontece em Portugal porque estes "estão completamente desfasados da realidade empresarial". Para colmatar esta lacuna defendeu que "os professores em férias sabáticas deveriam ir para as empresas".

Partilhar