Uma comitiva da província angolana do Kwanza-Sul, liderada pelo vice-governador, Victor Silva, foi recebida nas instalações da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, no dia 1 de Março, em reunião solicitada pelos próprios por intermédio da Câmara Municipal de Leiria.
A comitiva, que para além do vice-governador integrava o director do gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística e uma delegada do Ministério da Justiça, foi recebida pelo presidente da Direcção da NERLEI, Pedro Faria, e pelo director executivo, Luís Perfeito.
O objectivo da visita foi dar a conhecer uma Região em vias de desenvolvimento que ainda não está explorada e que, por isso, apresenta boas oportunidades de negócio em diversas áreas. Na reunião foram apresentadas algumas áreas-chave em que existe grande potencial, nomeadamente: construção civil, agricultura, pesca, comércio, turismo e ensino.
Foi realçado o facto de esta região estar numa fase de franco desenvolvimento estando a decorrer investimentos do governo angolano com o objectivo de dar resposta a diversas carências que existem ao nível social. Ao nível económico destaca-se a existência de uma nova Lei do Investimento Privado que prevê diversos benefícios fiscais aos investidores.
Esta província angolana possui dois milhões de habitantes, fica localizada a 350 quilómetros de Luanda, é composta por 12 municípios e 36 comunas (freguesias), tem seis grandes rios e um subsolo muito rico.
As empresas interessadas em informações mais pormenorizadas sobre a abordagem a este mercado poderão entrar em contacto com a NERLEI através do seu Gabinete Internacional para o e-mail internacional@nerlei.pt.