Dois meses após ter sido iniciada a actividade do Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC) da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria é já possível fazer um balanço bastante positivo. Durante os meses de Agosto e Setembro inscreveram-se no Centro 208 adultos, sendo que um total de 64 candidatos iniciou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências. Além disso, vão ser formados grupos em algumas empresas da Região que inscreveram neste processo vários colaboradores com o objectivo de aumentar as qualificações dos mesmos. Durante este período foram efectuadas seis sessões de esclarecimento em empresas e instituições, às quais assistiram 103 pessoas.
Dos 208 inscritos no CRVCC da NERLEI, 162 possuem o 6º ano de escolaridade e os restantes o 4º ano. Em termos de distribuição geográfica dos inscritos, 138 pertencem ao concelho de Leiria, 19 ao da Marinha Grande, de seguida surgem os concelhos de Batalha, Ourém e Porto de Mós com 11 inscritos cada e, por fim, os concelhos de Alcobaça e Pombal, com nove cada.
A ideia que está na base da metodologia de RVCC parte do pressuposto que a vida é um activo processo de aprendizagem composto por experiências várias decorrentes da vivência do dia-a-dia e pelos saberes adquiridos fora do sistema regular de ensino.
O processo baseia-se na averiguação e identificação de competências-chave em quatro áreas fulcrais: linguagem e comunicação, tecnologias da informação e comunicação, matemática para a vida e cidadania e empregabilidade, competências essas que vão sendo adquiridas ao longo da experiência quotidiana no desempenho de vários papéis sociais e profissionais.
Após serem identificadas estas competências os adultos podem obter de imediato o seu certificado ou partirem para um processo de formação que lhes permita preencher possíveis lacunas.
O CRVCC está direccionado para adultos com idade superior a 18 anos que não tenham concluído o 3º ciclo (9º ano de escolaridade). Com este serviço a NERLEI pretende contribuir para elevação dos níveis de qualificação da população activa e consequente aumento de produtividade das empresas da Região.