Notícias

CNO da NERLEI entregou certificados a cerca de 200 adultos

Com testemunhos de dois adultos que frequentaram o processo RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências) e na presença do presidente da ANQ (Associação Nacional para a Qualificação), Luís Capucha, o Centro Novas Oportunidades (CNO) da NERLEI entregou certificados a cerca de 200 adultos, em cerimónia que decorreu no dia 8 de Junho.

Joaquim Santos, o primeiro adulto certificado pelo CNO da NERLEI, quer com competências de nível básico (9º ano), quer de nível secundário (12º ano), destacou no seu testemunho a possibilidade que teve com este processo de, finalmente, tentar "rectificar os adiamentos dos estudos, com a forte convicção de querer mostrar as minhas competências". Actualmente a frequentar o mestrado em "Comunicação e Jornalismo" na Universidade de Coimbra, Joaquim Santos reconhece que a nível profissional o processo RVCC não alterou muito, por sempre ter sido uma pessoa muito activa, mas a nível pessoal e académico "as Novas Oportunidades foram efectivamente uma semente do meu futuro".

Certificado com o nível secundário (12º ano) pelo CNO da NERLEI, o empresário Ramiro Santos reconhece que, apesar de ter frequentado muita formação específica na área da gestão, sempre sentiu "um vazio pelo facto de não ter formação de base". O processo RVCC que frequentou na NERLEI possibilitou-lhe colmatar essa necessidade.

Na cerimónia, Jorge Santos, da Direcção da NERLEI, fez questão de destacar "a exigência e rigor" da equipa do CNO da NERLEI, valores que são a base de todos os serviço disponibilizados pela Associação, e também de salientar "o empenho e dedicação" dos adultos que frequentam o processo.

Luís Capucha, presidente da ANQ, realçou a importância das Novas Oportunidades, não só pela possibilidade que dão a muitos portugueses, que em tempos não puderam investir no seu processo formativo como gostariam, mas também pelos empregos que criou: cerca de 10.000 entre técnicos e formadores.

O CNO da NERLEI foi dos primeiros a iniciar a sua actividade no distrito de Leiria, em Agosto de 2004. Na altura, dado que a rede de Centros era pouco abrangente, realizou dezenas de itinerâncias levando o processo RVCC a todo o distrito e a muitas empresas que desta forma apostaram na qualificação dos seus trabalhadores.

A poucos meses de completar seis anos de actividade, o CNO da NERLEI certificou competências, ao nível do 6º e 9º ano, a cerca de 1500 adultos. Ao nível do secundário (12º ano), valência atribuída ao CNO da NERLEI em 2007, já foram certificados quase 300 adultos.

Partilhar