Notícias

Cerca de 250 adultos receberam certificados do CNO da NERLEI

Em ambiente de alegria, elevada auto-estima e motivação por parte de todos os que concluíram com sucesso o processo de RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências) decorreu, no dia 4 de Março, mais uma cerimónia pública de entrega de certificados a cerca de 250 adultos que viram as suas competências certificadas no Centro Novas Oportunidades (CNO) da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria.

Para além de muitos familiares e amigos que esgotaram a capacidade do auditório da NERLEI, a cerimónia contou com intervenções de Jorge Santos, da Direcção da NERLEI; de João Paulo Fróis, adulto certificado com o 12º ano; de Júlio Alves da Fonseca, adulto certificado com o 9º ano, e de Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria.

Jorge Santos destacou a influência que "de forma indirecta a frequência destes processos" pode ter nos comportamentos e vivências familiares. "Existem estudos que comprovam que o nível de qualificação dos pais está relacionado com a sua capacidade de envolvimento na vida escolar dos filhos. Pais mais qualificados acompanham de forma mais regular as tarefas escolares dos filhos, têm maior participação em reuniões escolares e maior atenção aos resultados obtidos pelas crianças e jovens. Ora, é provável que esta realidade contribua para uma qualificação mais adequada e de sucesso das crianças e jovens de hoje, que serão os adultos de amanhã", referiu.

João Paulo Fróis, presidente do Clube Bairro dos Anjos, e profissional de destacado relevo na área da Natação, falou da força de vontade que foi necessária para conseguir tempo para o processo que lhe deu a certificação equivalente ao 12º ano, face à sua agitada vida profissional, e do facto de liderar "uma equipa de pessoas formadas a quem exijo muito". Actualmente, está a aguardar o seu ingresso no ensino superior.

Com funções de assistente operacional no Agrupamento de Escolas de Colmeias, Júlio Alves da Fonseca recebeu o seu diploma de equivalência ao 9º ano. Considerando que os obstáculos que vão criando a si próprios, juntamente com o facto de se julgarem incapazes, são os maiores inimigos dos adultos, levando a desistências, Júlio Fonseca acredita que "toda a gente tem valor porque todos temos a melhor escola de todas, a vida". O processo RVCC, ao exigir aos adultos uma reflexão sobre a sua vida e as suas experiências, leva-os a sentir "que somos importantes; que podemos fazer algo uns pelos outros e também por nós próprios".

A encerrar a cerimónia Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, felicitou todos os que haviam recebido os seus certificados e encorajou-os a continuar a apostar na própria qualificação.

O CNO da NERLEI foi dos primeiros a iniciar a sua actividade no distrito de Leiria, em Agosto de 2004 e desde então tem realizado diversas itinerâncias levando o processo RVCC a todo o distrito e a muitas empresas que desta forma apostaram na qualificação dos seus trabalhadores.

Partilhar