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Cerca de 1.000 crianças “jogaram” à matemática na NERLEI

Quase mil jovens de vários níveis de ensino visitaram o atelier “Matemática e Jogo” que decorreu entre 5 e 23 de Abril nas instalações da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria o que confirma uma vez mais o interesse desta iniciativa, já no seu terceiro ano de realização.

Durante as três semanas, várias foram as escolas do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e também instituições de ATL (Actividades de Tempos Livres) que trouxeram os seus alunos ao Edifício NERLEI para, num espaço devidamente equipado, desenvolverem jogos diversos que incorporavam conceitos matemáticos. Para acompanhar os alunos no desenvolvimento destes jogos, de forma a tirarem o melhor partido dos mesmos, estiveram presentes em todas as visitas monitores da área da matemática.

Esta iniciativa englobou ainda uma conferência, na qual estiveram presentes maioritariamente alunos da ESEL (Escola Superior de Educação de Leiria) da área da matemática, durante a qual João Rino, professor na Escola Secundária Domingos Sequeira, procurou alertar estes futuros professores para a importância da ligação da matemática ao jogo como factor de sucesso no ensino desta disciplina.

No dia 22 de Abril, cerca de 80 alunos participaram nas sessões práticas “Ouri e o Desenvolvimento do Pensamento Matemático”, orientadas pelas professoras Ana Fraga e Teresa Santos, do Centro de Competência Entre Mar e Serra.

Este é o terceiro ano consecutivo que, durante a pausa lectiva da Páscoa, a NERLEI, em parceria com o Núcleo Regional da APM (Associação de Professores de Matemática), organiza actividades diversas ligadas à matemática. A iniciativa contou este ano com o apoio da ESEL e da Câmara Municipal de Leiria.

Esta iniciativa insere-se no projecto “Gostar e Aprender Matemática”, que a NERLEI vem desenvolvendo há algum tempo, em parceria com o Núcleo Regional da APM, com a ESEL e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, que tem como objectivo cultivar o gosto pela matemática de forma a evitar os bloqueios que surgem, muitas vezes, logo nos primeiros níveis de ensino e que leva, em alguns casos, os alunos a optarem por áreas em que a matemática não é uma disciplina central, afastando-se assim da frequência de cursos cuja procura no mercado de trabalho é crescente.

No âmbito deste projecto foi já realizada, em 2002, a exposição “Matemática é de Todos”, que contou com a visita de cerca de 250 crianças do 1º ciclo do ensino básico, e, em 2003, com o tema “Matemática e Tecnologia”, a iniciativa atraiu ao Edifício NERLEI mais de 1000 jovens de vários níveis de ensino.

 

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