Iniciado em novembro de 2020, o projeto GREENOVET terminou a 31 de outubro. De 2024. Contudo, os promotores, nos quais se inclui a NERLEI CCI, acreditam que “o seu impacto e o caminho notável que trilhámos desde 2020 continuam a refletir-se no conhecimento adquirido e nas inúmeras oportunidades geradas”.
Este projeto pioneiro estabeleceu Centros Vocacionais de Excelência para a Inovação Verde (CoVEs) por toda a Europa, incluindo um em Leiria – “Portugal Trainer”, tornando-se num ponto de referência para a inovação no ensino vocacional e a capacitação dos alunos com as competências necessárias para liderarem a transição verde. “A ligação direta entre o ensino vocacional e as necessidades das indústrias sustentáveis foi um dos seus principais sucessos”, afirmam os promotores.
Em Portugal, um dos momentos mais relevantes do projeto foi a “International Project Week”, que decorreu em Leiria. Neste evento, os participantes, alunos de diversas escolas da região, mergulharam no mundo da sustentabilidade. Foram realizadas visitas a várias empresas com atividades significativas neste âmbito. Assim, os alunos visitaram a Sirplaste, em Porto de Mós, onde puderam observar de perto tecnologias inovadoras de reciclagem de plásticos. Em Leiria, na visita à PRF – Gas Solutions, foi possível conhecer o potencial transformador do hidrogénio verde. Para explorar a Economia Azul, a comitiva visitou em Peniche o MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente, do Politécnico de Leiria, onde foi possível perceber como as empresas locais conciliam a sustentabilidade dos recursos marinhos com o crescimento económico. Estas experiências não só ampliaram os horizontes dos participantes, como também os motivaram a agir em prol de um futuro mais sustentável.
Ao longo do projeto, a capacitação de professores e alunos foi uma prioridade. Mais de 100 professores foram formados para integrar a inovação verde nas suas aulas. Por outro lado, os alunos demonstraram as suas competências em competições regionais e internacionais, afirmando-se como os futuros líderes da sustentabilidade.
Sobre o GREENOVET
O GREENOVET é um projeto transfronteiriço, desenvolvido por 18 parceiros europeus e cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia. Une quatro regiões da Europa, com diferentes níveis de desenvolvimento e de desafios: Styria (Áustria), Vaasa (Finlândia), Skopje (República da Macedónia do Norte) e Leiria (Portugal).
De Leiria, sob coordenação do Politécnico de Leiria, participaram no projeto a NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria e a Pombal Prof – Sociedade de Educação e Ensino Profissional, S.A. (ETAP).
O Projeto aposta na promoção do desenvolvimento do Ensino e Formação Profissional (VET) em Inovação Verde (Green Innovation), em toda a Europa. Visa a criação de Centros de Excelência Profissional (CoVEs) que permitirão uma economia inovadora, inclusiva e sustentável nas quatros regiões acima indicadas.