Notícias

Böllinghaus assinala 125.º aniversário com exposição sobre aço inoxidável

Patente até 31 de outubro em Vieira de Leiria

 

Böllinghaus Steel, SA, sedeada na Vieira de Leiria, comemora os 125 anos da fundação da sua casa-mãe alemã, a Böllinghaus Steel, GmbH, com a exposição "100 Anos do Aço Inoxidável", que está patente no edifício da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria desde 9 de julho e até 31 de outubro, nos dias úteis (9h00-12h30 e 14h00-17h00), com entrada livre.

Os cerca de quatro meses de exposição permitem a visita de turistas, durante o verão, e de estudantes, uma vez que abrangem o início do próximo ano escolar.

Os 35 painéis desta exposição foram cedidos pelo ISSF - International Stainless Steel Forum, tendo estado em exibição pela primeira vez em Pequim, em 2012, quando se comemorou o centenário do aço inoxidável, e em várias outras ocasiões, desde então.

Destinada ao grande público, a exposição tem como objetivo explorar, de forma didática, a importância do aço inoxidável, a sua história, as suas inúmeras aplicações e a sua sustentabilidade económica e ambiental.

A atividade da Böllinghaus começou em 1889, em Remscheid, perto de Düsseldorf, na Alemanha, dedicando-se ao fabrico de vários tipos de aço. No início dos anos 90, teve início a produção de aço inoxidável. Em 1996, a Böllinghaus adquiriu a antiga fábrica de aços Tomé Fèteira, na Vieira de Leiria, tornando-se o primeiro fabricante de aço inoxidável em Portugal.

Atualmente, a empresa conta com cerca de 200 trabalhadores. Em 2013, teve um volume de negócios de aproximadamente 34,6 milhões de euros. Os principais mercados da Böllinghaus são a Europa Comunitária e a América do Norte (que, em conjunto, representam quase 90 por cento das exportações), exportando-se também para a Europa Extracomunitária, Ásia, África, América do Sul e Oceânia.

A Böllinghaus Steel, SA recebeu o estatuto de PME Excelência, relativamente ao exercício de 2013, tendo sido distinguida como PME Líder pelo terceiro ano consecutivo, em 2014.

A Böllinghaus Steel, SA tem vindo a aumentar a sua capacidade produtiva através de investimentos em novos equipamentos e na expansão das suas instalações, com vista ao crescimento do volume de faturação e do número de postos de trabalho.

Em abril de 2014, foi concluído um projeto financiado em sede do QREN, no montante de €1.756.000,00, que permitiu vários investimentos, os mais recentes dos quais foram a introdução de um novo sistema de embalagem do produto a expedir e a aquisição de uma nova máquina de desempeno.

Fora deste sistema de incentivos, está prevista a entrada em funcionamento de um novo forno de tratamento térmico e de uma máquina de estiragem a frio, a par da ampliação dos dois principais pavilhões industriais.

Partilhar