Patente até 31 de outubro em Vieira de Leiria
A Böllinghaus Steel, SA, sedeada na Vieira de Leiria, comemora os 125 anos da fundação da sua casa-mãe alemã, a Böllinghaus Steel, GmbH, com a exposição "100 Anos do Aço Inoxidável", que está patente no edifício da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria desde 9 de julho e até 31 de outubro, nos dias úteis (9h00-12h30 e 14h00-17h00), com entrada livre.
Os cerca de quatro meses de exposição permitem a visita de turistas, durante o verão, e de estudantes, uma vez que abrangem o início do próximo ano escolar.
Os 35 painéis desta exposição foram cedidos pelo ISSF - International Stainless Steel Forum, tendo estado em exibição pela primeira vez em Pequim, em 2012, quando se comemorou o centenário do aço inoxidável, e em várias outras ocasiões, desde então.
Destinada ao grande público, a exposição tem como objetivo explorar, de forma didática, a importância do aço inoxidável, a sua história, as suas inúmeras aplicações e a sua sustentabilidade económica e ambiental.
A atividade da Böllinghaus começou em 1889, em Remscheid, perto de Düsseldorf, na Alemanha, dedicando-se ao fabrico de vários tipos de aço. No início dos anos 90, teve início a produção de aço inoxidável. Em 1996, a Böllinghaus adquiriu a antiga fábrica de aços Tomé Fèteira, na Vieira de Leiria, tornando-se o primeiro fabricante de aço inoxidável em Portugal.
Atualmente, a empresa conta com cerca de 200 trabalhadores. Em 2013, teve um volume de negócios de aproximadamente 34,6 milhões de euros. Os principais mercados da Böllinghaus são a Europa Comunitária e a América do Norte (que, em conjunto, representam quase 90 por cento das exportações), exportando-se também para a Europa Extracomunitária, Ásia, África, América do Sul e Oceânia.
A Böllinghaus Steel, SA recebeu o estatuto de PME Excelência, relativamente ao exercício de 2013, tendo sido distinguida como PME Líder pelo terceiro ano consecutivo, em 2014.
A Böllinghaus Steel, SA tem vindo a aumentar a sua capacidade produtiva através de investimentos em novos equipamentos e na expansão das suas instalações, com vista ao crescimento do volume de faturação e do número de postos de trabalho.
Em abril de 2014, foi concluído um projeto financiado em sede do QREN, no montante de €1.756.000,00, que permitiu vários investimentos, os mais recentes dos quais foram a introdução de um novo sistema de embalagem do produto a expedir e a aquisição de uma nova máquina de desempeno.
Fora deste sistema de incentivos, está prevista a entrada em funcionamento de um novo forno de tratamento térmico e de uma máquina de estiragem a frio, a par da ampliação dos dois principais pavilhões industriais.