A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e a Associação Industrial Portuguesa (AIP) realizaram no dia 6 de Junho, no auditório da NERLEI, em Leiria, uma sessão de apresentação das Acções de Apoio à Internacionalização das Empresas.
Esta sessão permitiriu aos participantes conhecer as actividades que estão a ser desenvolvidas pela NERLEI e pela AIP com vista a apoiar as exportações das empresas portuguesas. A sessão iniciou-se com a apresentação global de todas as actividades, seguida de encontros bilaterais com os elementos da equipa de internacionalização da NERLEI e da AIP. Do calendário de acções apresentadas destacam-se os projectos Fileira Casa 2006/2007, da NERLEI, e ASIEX, Missão Exportar e PME Internacional III, desenvolvidos pela AIP em parceria com o Icep Portugal no âmbito do PRIME.
As actividades do projecto Fileira Casa 2006/2007, que a NERLEI está a promover, estão incluídas nas acções promocionais desta fileira no Programa Portugal a Exportar + do Icep Portugal. As actividades da NERLEI neste âmbito passam pela realização de quatro feiras internacionais em 2006 e 2007, nomeadamente da Ambiente, na Alemanha, e da Maison&Objet, em França.
O ASIEX destina-se a empresas com experiência de exportação e com vontade de arriscar em novos mercados, bem como a conhecer as suas oportunidades nos mercados do Japão e China.
O Fórum Missão Exportar terá lugar a 16 de Novembro no Centro de Congressos de Lisboa. Este evento tem como objectivo permitir aos empresários portugueses, num dia e num local único, conhecer os desafios da exportação, fazer um pré-diagnóstico das capacidades da sua empresa, contactar as entidades e as empresas de serviços de apoio à exportação, conhecer os apoios públicos e os projectos desenvolvidos por diferentes associações.
O PME Internacional é um projecto de formação–acção que se destina a empresas portuguesas com produtos ou serviços próprios que queiram encontrar novos mercados e começar a exportar. Este projecto, que se encontra na sua 3ª edição, é a oportunidade para as empresas com vontade, mas sem capacidade interna de iniciar um processo de internacionalização estruturado, de terem um apoio técnico especializado que as capacitará para o desafio da exportação.