O Conselho Empresarial da Região de Leiria (CERL), reunido no dia 23 de Outubro, mandatou a Direcção da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria para desenvolver esforços no sentido de aprofundar os laços de cooperação e colaboração com o Conselho Empresarial do Centro (CEC) considerando, no entanto, que não é oportuna, neste momento, a adesão da NERLEI àquela estrutura associativa.
Durante o debate os vários membros do CERL transmitiram muitas dúvidas relativamente ao interesse, para a distrito de Leiria, em a NERLEI integrar o CEC. O facto de estarmos numa fase de reorganização administrativa do País, com a possibilidade de criação de novas áreas metropolitanas e de comunidades urbanas, torna uma decisão deste género desapropriada no entender dos membros deste órgão consultivo da NERLEI.
A opinião geral vai no sentido de que a NERLEI deve apostar no desenvolvimento de parcerias e projectos com o CEC mas não estar integrada nesta associação.
O CERL é um órgão consultivo que tem como objectivo apoiar a Direcção da NERLEI na tomada de decisões estratégicas que tenham a ver com o desenvolvimento da economia regional, em geral, e da Associação, em particular. É composto pelos anteriores presidentes da Direcção da NERLEI, por representantes das associações sectoriais mais representativas no distrito, por associações de desenvolvimento e por diversas entidades e personalidades convidadas ligadas à actividade empresarial da Região.