O seminário Certificar para Ganhar o Futuro, que decorreu dia 17 de Maio, na NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria contou com um debate bastante participado dos cerca de meia centena de participantes.
Na sua intervenção Caldeira dos Santos, presidente da APCER (Associação Portuguesa de Certificação) destacou a “região Centro como uma das mais dinâmicas do País” e como tal “um mercado estratégico para a APCER”. Adiantou que as maiores dificuldades na implementação de processos de certificação nas empresas são “a sistematização de processos e a definição de responsabilidades”.
António Guerra, que interveio em representação da NERLEI abordando a temática da “qualidade como factor de competitividade da Região”, salientou que “sendo a qualidade essencialmente organização, então a organização é por si só factor de competitividade e isto pressupõe mudanças todos os dias”. Mencionando um estudo efectuado em 2000, o orador disse que “80 por cento das funções realizadas nos anos 80 já não se faziam, ou faziam-se de forma diferente, em 2000”. E para ilustrar a cada vez maior rapidez das mudanças revelou que “entre 2000 e 2004, o número de funções que desapareceu ou que passou a desempenhar-se de forma diversa atingiu os 60 por cento”. António Guerra é da opinião que a “qualidade é uma das formas de suportar esta rápida mudança”. Alertou, no entanto, que a “qualidade só é um factor de competitividade de for vista como veículo integrador de todos os sistemas de gestão das empresas” e como tal “certificação não é garantia de qualidade, mas é um meio para a qualidade”.
O seminário contou ainda com testemunhos práticos das empresas BA Vidros, ROCA e Câmara Municipal de Pombal, que já implementaram processos de certificação e que falaram das dificuldades que sentiram e da forma como as ultrapassaram.
A realização deste seminário integrou-se numa campanha nacional que a APCER está a levar a cabo e que tem como principais objectivos afirmar a importância da certificação para o desenvolvimento e crescimento das organizações em Portugal.