Passaporte Emprego 3I
O Projeto Conjunto - Passaporte Emprego 3I dinamizado pela NERLEI, desde novembro de 2013 e que ainda está a decorrer, apresenta uma taxa de criação de emprego de 94 por cento. Ou seja, no total o projeto contemplou 59 estágios, 31 dos quais já terminaram. Destes, 18 estagiários efetuaram contrato sem termo nas empresas onde realizaram o estágio, e 11 efetuaram contrato a termo. O que significa que 94% dos estagiários ficaram a trabalhar nas empresas que os acolheram em estágio.
O projeto, financiado pelo Programa Operacional Mais Centro, contemplava a realização de estágios, com a duração de 12 meses, dirigidos a jovens desempregados, entre os 18 e 34 anos, inscritos nos Centros de Emprego, com diversos graus de ensino e qualificações. Os estágios foram realizados nas áreas da Industrialização, Inovação e Internacionalização em ambiente empresarial, e as bolsas de estágio foram comparticipadas a 100 por cento.
O objetivo do projeto foi complementar e desenvolver as competências de jovens desempregados à procura de primeiro ou novo emprego, promover o desenvolvimento de recursos humanos em áreas económicas consideradas como cruciais e ainda a promoção de criação de emprego. Através da realização destes estágios é possível o desenvolvimento de hábitos de trabalho, espírito empreendedor e responsabilidade profissional com base no conhecimento de uma estrutura organizacional e formação profissional em atividades específicas da empresa que acolhe o jovem.