Certame dedicado à fileira casa decorre em Frankfurt, Alemanha
No terceiro de cinco dias de feira, as 50 empresas ligadas à fileira casa que estão a participar na Ambiente, em Frankfurt, Alemanha, no âmbito da organização conjunta da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, estão satisfeitas com a presença nesta feira mundial que é a mais importante do sector.
A decorrer entre 9 e 13 de fevereiro a Ambiente conta, pelo 18º ano consecutivo, com a organização conjunta da presença de empresas portuguesas pela NERLEI, que este ano integra 50, do total de 80 empresas portuguesas presentes. As empresas que participam com a NERLEI valorizam o apoio dado na organização e apontam-no como um dos factores de sucesso na participação na feira.
Paula Custódio, da Faplana - Fábrica de Plásticos de Leiria, SA, refere que "dado que somos uma PME, vir a esta feita com o apoio institucional da NERLEI é muito importante". Também Samuel Serrazina, da Jorge & Ramalho, Lda (marca JERO), empresa de cutelarias de Benedita, Alcobaça, afirma que a NERLEI "facilita-nos o trabalho enquanto expositores". Rui Pereira, da Artame - Indústria Metalúrgica, SA, empresa de louça metálica, de Rio Tinto, diz que o apoio da NERLEI "contribui para grande parte do sucesso da Artame nesta feira. Se a organização é boa, nós podemos focar-nos mais no cliente e nos aspetos comerciais". Esta é também a opinião de Joana Virgolino, da António Rosa Cerâmicas, de Alcobaça, para quem "a NERLEI é fundamental, é o nosso parceiro para as feiras internacionais, dá-nos todo o apoio necessário". Pedro Custódio, da Manulena - Fabricação de Ceras e Velas, Lda, de Mira de Aire, Porto de Mós, adianta mesmo que a NERLEI dá "um grande contributo para o sucesso da nossa empresa nos mercados internacionais".
As 50 empresas que se apresentam com a NERLEI expõem os seus produtos em 52 espaços individuais, que totalizam 1606 metros quadrados; desenvolvem atividades ligadas às: utilidades domésticas, cutelarias, plásticos, cerâmica decorativa e utilitária, vidro decorativo e utilitário, velas e têxteis-lar; e são oriundas de todo o País. Este ano integram o projeto empresas que há vários anos não conseguiam participar nesta feira e que, integrando o projeto conjunto da NERLEI, voltaram a ter essa oportunidade.
Para promover as 50 empresas que integram o seu projeto a NERLEI investiu este ano em ações promocionais concretas, nomeadamente publicidade na revista oficial da feira TopFair e canais digitais que esta publicação disponibiliza para sua divulgação; distribuição aos visitantes de um flyer, numas das entradas principais e no centro de imprensa da feira. Além disso, como habitual a NERLEI convidou o Embaixador de Portugal na Alemanha (na foto, acompanhado do representante da aicep, da secretária-geral da NERLEI, na visita ao standa da empresa Arfai) a visitar as empresas portuguesas presentes na feira.
Esta ação está inserida no Projeto International Business 2017-18, promovido pela NERLEI, que tem como objetivo desenvolver e reforçar as capacidades das PME no domínio da internacionalização, contribuindo para o aumento da base e da capacidade exportadora e da visibilidade internacional das empresas nacionais. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 3.675.612,39 euros, dos quais 2.005.291,12 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.