As 30 empresas portuguesas que integraram o grupo que participou na feira Ambiente com a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria voltaram otimistas. Registo de encomendas no decorrer do certame, o regresso de clientes que nos últimos anos tinham optado por produtos asiáticos e boas perspetivas em relação à diversificação de mercados são alguns dos motivos que estão na origem da avaliação positiva que estas empresas fazem da presença na feira, que decorreu entre 10 e 14 de Fevereiro, em Frankfurt, Alemanha.
Apesar de apenas ser possível avaliar os resultados reais desta participação passados alguns meses da realização da feira, a perspetiva de efetivação de bons negócios em consequência da presença neste evento é bastante elevada. Na realidade, várias destas empresas afirmam ter registado encomendas no decorrer do próprio evento, algo já não muito frequente neste tipo de certame e que gerou nas empresas um clima de confiança.
Outro fator considerado positivo foi a existência de boas possibilidades quanto à diversificação de mercados. Esta é, aliás, uma das mais-valias da feira Ambiente, que regista um elevado número de visitantes estrangeiros, representantes de diversas nacionalidades.
As 30 empresas que integraram a participação da NERLEI, integradas no Choose Portugal 2012, projeto desenvolvido por esta Associação no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME/Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), representam quase metade da totalidade das empresas portuguesas presentes (66).
IVO Cutelarias premiada
De destacar ainda que a IVO Cutelarias, uma das empresas que integrou esta organização da NERLEI, ganhou o prémio Design Plus 2012, distinção atribuída pela Messe Frankfurt no âmbito desta feira, com a série de facas Virtublack, projetadas pelo designer Jesper Stähl, um produto 100 por cento português.