As 26 empresas portuguesas que integraram o grupo que participou na feira Ambiente com a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria voltaram optimistas. Registo de encomendas no decorrer do certame, o regresso de clientes que nos últimos anos tinham optado por produtos asiáticos e boas perspectivas em relação à diversificação de mercados são alguns dos motivos que estão na origem da avaliação positiva que estas empresas fazem da presença na feira, que decorreu entre 11 e 15 de Fevereiro, em Frankfurt, Alemanha, sendo esperados resultados mais favoráveis do que os obtidos em edições anteriores.
Apesar de apenas ser possível avaliar os resultados reais desta participação passados alguns meses da realização da feira, a perspectiva de efectivação de bons negócios em consequência da presença neste evento é bastante elevada. Na realidade, várias destas empresas afirmam ter registado encomendas no decorrer do próprio evento, algo já não muito frequente neste tipo de certame e que gerou nas empresas um clima de confiança.
Foi notório que, devido a diversos factores como a fraca qualidade, aumento dos preços, tempos de entrega e quantidades exigidas, dos produtos asiáticos, muitos dos tradicionais clientes da indústria nacional estão, novamente, a optar pelos produtos portugueses.
Outro factor considerado positivo foi a existência de boas perspectivas quanto à diversificação de mercados. Esta é, aliás, uma das mais-valias da feira Ambiente, que regista um elevado número de visitantes estrangeiros, representantes de diversas nacionalidades. Muitas das empresas participantes foram visitadas por profissionais oriundos de países não tradicionais de actuação, como é o caso do Líbano, Irão, Colômbia, entre outros, factor muito importante no contexto actual onde se deverá privilegiar a diversificação dos mercados de actuação.
No total, Portugal esteve representado nesta feira com 60 empresas. Destas, 26, mais 10 do que na edição anterior, participaram integradas no projecto Choose Portugal 2011 promovido pela NERLEI.
A edição de 2011 da feira Ambiente contou com a participação de 4383 expositores oriundos de 86 países e, aproximadamente, 144.000 visitantes (mais 10 por cento do que em 2010). É de realçar que cerca de 1 em cada 2 compradores não é alemão.
Ano após ano esta feira apresenta em primeira-mão as novidades dos artigos para o lar, as principais tendências e os artigos vencedores do Prémio Design Plus, uma distinção que premeia a qualidade do design e a funcionalidade do artigo.