Melhor Turismo 2020

 

Melhor Turismo 2020

Formação- ação

Projeto n.º POCI-03-3560-FSE-000804

Concurso: POCI-12/SI/2019

Sistema de Incentivos: "Qualificação das PME - Projetos Conjuntos"

Programa Operacional: POCI - Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização

Eixo Prioritário: Promoção da Sustentabilidade e da Qualidade do Emprego

Objetivo Temático: Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral

Prioridade de Investimento: Adaptação dos trabalhadores e das empresas e dos empresários à mudança;

Tipologia da Operação: Formação- Ação para PME - 2 º Ciclo

Organismo Intermédio: C.T.P. - Confederação do Turismo Portugal

Data de início: 17-02-2020

Data de fim: 15-05-2023

 

Financiamento Aprovado: 174.000,00 euros

Financiamento Público: 156.600,00 euros

Contribuição Privada: 17.400,00 euros

 

Localização geográfica: O presente projeto poderá ser desenvolvido em todas as regiões do Norte e Centro continente.

 

Descrição do projeto:

O presente projeto conjunto, tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes.

O apoio a conceder tem a contribuição do FSE limitada a 90%, pretende apoiar:

  • 20 empresas, no Ciclo do Planeamento
  • 12 empresas no Ciclo Temático

 

 

No Ciclo do Planeamento serão desenvolvidas as seguintes 2 temáticas:

 

1. Economia Digital

Esta temática visa a aquisição de competências básicas digitais nomeadamente uma estratégia de marketing digital em especial nas vertentes da comunicação e comercialização em ambiente digital. Entre outras soluções é marcante a crescente relevância dos recursos de base tecnológica, nomeadamente, a Internet como canal de comunicação, informação e comercialização, assim como as redes sociais.

Pretende dar resposta aos desafios que se colocam no sector do turismo, nomeadamente:

  • Como atuar no mercado?
  • Que ações desenvolver?
  • Quais os destinatários?
  • Como elaborar um plano de ação para atrair novos turistas para hotéis e demais serviços turísticos na retoma da Covid-19?

 

Público Alvo: PME, preferencialmente com mais de 5 trabalhadores, ou com um menor número de trabalhadores.

 

Duração:

 

 

2. Gestão de Empresas Turísticas

Esta temática tem como objetivo a aplicação dos conhecimentos no âmbito do turismo às PME do setor, bem como a aquisição de conhecimentos para a resolução de problemas práticos com base nos conceitos e práticas correspondentes ao que atualmente se considera a gestão moderna e a sua aplicabilidade prática à atividade turística.

Em termos gerais, no fim desta temática pretende-se que as PME consigam dar resposta a:

  • Adaptação ao novo contexto empresarial: legislação aplicável;
  • Que normas sanitárias seguir no atual contexto;
  • Que apoios à atividade;
  • Aplicação do conceito valor-cliente ao seu negócio;
  •  Marketing e gestão da qualidade: na orientação para o cliente/turista;
  •  Fidelização, criação e gestão de clube de clientes;
  •  Gestão das marcas e do posicionamento de mercado;
  • Importância da yield management na gestão;
  • Evolução do marketing eletrónico e dos desafios futuros;
  • Negócio eletrónico e dos seus modelos;
  • Execução de práticas de gestão nomeadamente na preparação e elaboração de planos de atividades.

 

Público Alvo: PME, preferencialmente com mais de 5 trabalhadores, ou com um menor número de trabalhadores.

 

Duração:

* Formação em sala interempresa e/ou Workshop

 

No Ciclo Temático será desenvolvida apenas uma ação:

 

  • Implementação de sistemas de gestão

Com esta temática pretende-se munir as PME do setor de ferramentas que lhes permita obter uma posição diferenciadora perante a concorrência de mercado, melhorando a qualidade dos produtos e serviços.

  • Procedimentos e organização departamental;
  • Com a pandemia atual, definir uma metodologia de acompanhamento de normas e procedimentos para ser um Hotel seguro, sem Covid-19.
  • Pretende-se o apoio direto à implementação de sistemas de gestão, nos domínios da qualidade, do ambiente, da segurança, higiene e saúde no trabalho, entre outros.

 

Público-alvo: PME com mais de 10 trabalhadores disponibilizando um mínimo de 6 para a formação

 

Duração:

* Formação em sala intraempresas

 

programa Melhor Turismo 2020 visa, em suma, através da sua intervenção nas PME do turismo, modernizar os modelos de negócio, a organização e as práticas de gestão; diversificar a oferta e contribuir para a afirmação de Portugal como destino turístico de referência; referenciar Portugal como destino reconhecido pela qualidade e excelência dos seus serviços turísticos.

O modelo de intervenção previsto privilegia, globalmente, a inovação face aos modelos tradicionais de formação no domínio da qualificação e requalificação de ativos. Assim, o modelo de formação-ação proposto é orientado pela resolução de problemas concretos das empresas, ou seja, constrói-se em função da resposta a necessidades de evolução das empresas por contraponto à tradicional lógica de organização da formação a partir da mobilização de conteúdos formativos mais ou menos catalogados, percorrendo as fases de Diagnóstico, Definição do Plano de Ação, Formação de Trabalhadores e Avaliação.

Projeto de formação ação que compreende a realização de formação em sala e a consultoria especializada nas empresas.

 

Se quer participar preencha a ficha de pré-adesão AQUI e envie para formacao@nerlei.pt

 

Mais informações: Dep. de Formação e Qualificação Profissional da NERLEI