Melhor Turismo 2020
Formação- ação
Projeto n.º POCI-03-3560-FSE-000804
Concurso: POCI-12/SI/2019
Sistema de Incentivos: "Qualificação das PME - Projetos Conjuntos"
Programa Operacional: POCI - Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização
Eixo Prioritário: Promoção da Sustentabilidade e da Qualidade do Emprego
Objetivo Temático: Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral
Prioridade de Investimento: Adaptação dos trabalhadores e das empresas e dos empresários à mudança;
Tipologia da Operação: Formação- Ação para PME - 2 º Ciclo
Organismo Intermédio: C.T.P. - Confederação do Turismo Portugal
Data de início: 17-02-2020
Data de fim: 15-05-2023
Financiamento Aprovado: 174.000,00 euros
Financiamento Público: 156.600,00 euros
Contribuição Privada: 17.400,00 euros
Localização geográfica: O presente projeto poderá ser desenvolvido em todas as regiões do Norte e Centro continente.
Descrição do projeto:
O presente projeto conjunto, tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes.
O apoio a conceder tem a contribuição do FSE limitada a 90%, pretende apoiar:
- 20 empresas, no Ciclo do Planeamento
- 12 empresas no Ciclo Temático
No Ciclo do Planeamento serão desenvolvidas as seguintes 2 temáticas:
1. Economia Digital
Esta temática visa a aquisição de competências básicas digitais nomeadamente uma estratégia de marketing digital em especial nas vertentes da comunicação e comercialização em ambiente digital. Entre outras soluções é marcante a crescente relevância dos recursos de base tecnológica, nomeadamente, a Internet como canal de comunicação, informação e comercialização, assim como as redes sociais.
Pretende dar resposta aos desafios que se colocam no sector do turismo, nomeadamente:
- Como atuar no mercado?
- Que ações desenvolver?
- Quais os destinatários?
- Como elaborar um plano de ação para atrair novos turistas para hotéis e demais serviços turísticos na retoma da Covid-19?
Público Alvo: PME, preferencialmente com mais de 5 trabalhadores, ou com um menor número de trabalhadores.
Duração:
2. Gestão de Empresas Turísticas
Esta temática tem como objetivo a aplicação dos conhecimentos no âmbito do turismo às PME do setor, bem como a aquisição de conhecimentos para a resolução de problemas práticos com base nos conceitos e práticas correspondentes ao que atualmente se considera a gestão moderna e a sua aplicabilidade prática à atividade turística.
Em termos gerais, no fim desta temática pretende-se que as PME consigam dar resposta a:
- Adaptação ao novo contexto empresarial: legislação aplicável;
- Que normas sanitárias seguir no atual contexto;
- Que apoios à atividade;
- Aplicação do conceito valor-cliente ao seu negócio;
- Marketing e gestão da qualidade: na orientação para o cliente/turista;
- Fidelização, criação e gestão de clube de clientes;
- Gestão das marcas e do posicionamento de mercado;
- Importância da yield management na gestão;
- Evolução do marketing eletrónico e dos desafios futuros;
- Negócio eletrónico e dos seus modelos;
- Execução de práticas de gestão nomeadamente na preparação e elaboração de planos de atividades.
Público Alvo: PME, preferencialmente com mais de 5 trabalhadores, ou com um menor número de trabalhadores.
Duração:
* Formação em sala interempresa e/ou Workshop
No Ciclo Temático será desenvolvida apenas uma ação:
-
Implementação de sistemas de gestão
Com esta temática pretende-se munir as PME do setor de ferramentas que lhes permita obter uma posição diferenciadora perante a concorrência de mercado, melhorando a qualidade dos produtos e serviços.
- Procedimentos e organização departamental;
- Com a pandemia atual, definir uma metodologia de acompanhamento de normas e procedimentos para ser um Hotel seguro, sem Covid-19.
- Pretende-se o apoio direto à implementação de sistemas de gestão, nos domínios da qualidade, do ambiente, da segurança, higiene e saúde no trabalho, entre outros.
Público-alvo: PME com mais de 10 trabalhadores disponibilizando um mínimo de 6 para a formação
Duração:
* Formação em sala intraempresas
O programa Melhor Turismo 2020 visa, em suma, através da sua intervenção nas PME do turismo, modernizar os modelos de negócio, a organização e as práticas de gestão; diversificar a oferta e contribuir para a afirmação de Portugal como destino turístico de referência; referenciar Portugal como destino reconhecido pela qualidade e excelência dos seus serviços turísticos.
O modelo de intervenção previsto privilegia, globalmente, a inovação face aos modelos tradicionais de formação no domínio da qualificação e requalificação de ativos. Assim, o modelo de formação-ação proposto é orientado pela resolução de problemas concretos das empresas, ou seja, constrói-se em função da resposta a necessidades de evolução das empresas por contraponto à tradicional lógica de organização da formação a partir da mobilização de conteúdos formativos mais ou menos catalogados, percorrendo as fases de Diagnóstico, Definição do Plano de Ação, Formação de Trabalhadores e Avaliação.
Projeto de formação ação que compreende a realização de formação em sala e a consultoria especializada nas empresas.
Se quer participar preencha a ficha de pré-adesão AQUI e envie para formacao@nerlei.pt
Mais informações: Dep. de Formação e Qualificação Profissional da NERLEI