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Tipo
Seminário -
Área
Design -
Data de Início
04 nov 2006 -
Data de Fim
04 nov 2006 -
Local
Auditório do Centimfe -
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A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria associou-se à Associação Nacional de Designers para promover este evento.
9h00 – Sessão de Abertura
Eng. Joaquim Menezes, presidente do CENTIMFE
Eng. Pedro Faria, presidente da NERLEI
D.er Jorge Melo, presidente da AND
9h30 – Estratégias de Projecto
D.er Eduardo Dias Sousa, Caldesign
10h15 – Método Adore-Mola: O caso EDP/EDP 5D
D.er Pedro Pires, Adore Advertising
11h00 – Cofee Break
11h15 – Portugal Marca
Dra. Cristina Amaro, Imagens de marca, SIC Notícias
12h00 – Porque Portugal não Marca?
D.er Eduardo Dias Sousa, Caldesign
12h45 – Encerramento
Informações e Inscrições
Encarar o design como “cosmética” e apenas conferido ao campo estético é provavelmente um dos grandes problemas da disciplina e da profissão que impedem um maior recurso ao design para benefício humano e enquanto importante contributo de inovação e competitividade.
O design deve ser um meio de garantir a facilidade de utilização, a utilidade, a qualidade, o conforto, a competitividade, a segurança e o respeito pelos valores da sociedade. Ainda, a agregação de valores ao design e experiência de uso faz com que objectos deixem de ser meras formas vazias, que por sua vez possibilitam que o público se aproprie dos significados. Este contributo é fundamental para a afirmação do design na sociedade, embora seja necessário ter bem claro que o designer não é um mercenário ao serviço das empresas, mas antes um estratega dotado de consciência social.
Integrar o design na gestão das organizações e desenvolvimento de novos produtos é um aspecto fulcral para o sucesso comercial, mas cabe de igual modo ao designer, definir processos de gestão, metodologias ou estratégias no decorrer do seu trabalho, tendo em vista projectos integrados adequados à realidade do mercado. Não basta ter “ideias”, projectar implica a definição, o planeamento, o desenvolvimento, a produção, a implementação, o controlo e a avaliação do objecto projectado e é fundamental que o designer tenha essa questão bem clara.